Geral
TCE fiscaliza baixo índice de vacinação em cidades do Paraná

TCE fiscaliza baixo índice de vacinação em cidades do Paraná

A fiscalização começou nesta semana em 20 municípios paranaenses; apenas 13,9% do público acima de 18 anos tomou a vacina bivalente no Estado.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 22 de junho de 2023 - 08:20

O TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) apura o baixo índice de vacinação em cidades do Paraná. A fiscalização começou nesta semana em 20 municípios paranaenses, com base em dados da Secretaria da Saúde (Sesa).

A relação de cidades fiscalizadas não foi divulgada pelo órgão, para não prejudicar o trabalho das equipes. A amostra inicial da fiscalização abrange municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, escolhidos conforme indicadores vacinais abaixo do esperado, incluindo a poliomielite. A fiscalização do TCE-PR se estenderá até julho.

A ação foi determinada pelo presidente do TCE, conselheiro Fernando Guimarães, e integra o Plano Anual de Fiscalização do Tribunal.

Os objetivos da fiscalização é verificar se há planejamento estruturado para possibilitar uma cobertura vacinal adequada; se são realizadas campanhas para conscientizar a população acerca da importância de se vacinar; se são realizadas ações de busca ativa de não vacinados e se há compartilhamento de informações sobre a situação vacinal dos cidadãos entre a Secretaria de Saúde e as outras áreas da gestão municipal. 

O TCE-PR também pretende verificar se existem controles sobre os dados de cobertura vacinal.

Ainda conforme o órgão, o trabalho está estruturado em seis linhas: 

  • planejamento
  • monitoramento
  • busca ativa
  • articulação intersetorial
  • acesso
  • campanhas

Baixa adesão às vacinas no Paraná

De acordo com dados do vacinômetro nacional, compilados pela Secretaria da Saúde (Sesa), o Paraná registrou até o momento mais de 29 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. 

A cobertura vacinal do imunizante bivalente, entretanto, preocupa: apenas 13,9% do público acima de 18 anos está com a cobertura vacinal completa.

Já em relação à Influenza, o Estado é o 6º do país em número total de doses aplicadas, com pouco mais de 2,8 milhões, cerca de 54% do grupo prioritário.

Compartilhe