Geral
Servidora é denunciada por abastecer veículos particulares com dinheiro público
Fernando Frazão/Agência Brasil

Servidora é denunciada por abastecer veículos particulares com dinheiro público

O caso ocorreu em São João do Ivaí, na região norte do Paraná

Mirian Villa - terça-feira, 9 de janeiro de 2024 - 11:18

Uma servidora de São João do Ivaí, na região norte do Paraná, foi denunciada por peculato após abastecer veículos particulares, próprios e de terceiros, com dinheiro do município. A mulher responde também uma ação civil para apuração de atos de improbidade administrativa.

De acordo com a Promotoria de Justiça, a servidora, que ocupava o cargo de gestão do sistema de abastecimento da frota de veículos, desviou R$ 3.419,47, com pagamentos feitos com um cartão da prefeitura. Os fatos ilícitos teriam ocorrido 16 vezes em um posto de combustível da cidade.

O MPPR (Ministério Público do Paraná) busca a condenação da servidora pela prática de 16 crimes de peculato, com penas previstas pela legislação de reclusão de dois a 12 anos, aumentada em até dois terços diante da continuidade delitiva, multa e perda do cargo público.

Com o ajuizamento da ação civil, pleiteia-se o reconhecimento da prática de ato de improbidade administrativa e a condenação da investigada em sanções como o ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, a perda da função pública, multa e a suspensão dos direitos políticos por até 14 anos.

Por conta das condutas em apuração e também a pedido do MPPR, a investigada já teve o bloqueio de bens determinado pelo Poder Judiciário. O processo criminal tramita sob sigilo.

Compartilhe