Foto: Jonathan Campos/AEN

Semana começa com tempo estável no Paraná, mas tem avanço de frente fria

Neste domingo (3), o sol brilha forte e favorece o aumento das temperaturas.

A semana começa com tempo estável em todo o Paraná. Neste domingo (3), o sol brilha forte e favorece o aumento das temperaturas, que ultrapassam os 30º C na maioria das regiões do Estado, segundo o Simepar. Uma frente fria, entretanto, traz risco de temporais já a partir desta segunda-feira (4).

O sol predomina ao longo da manhã, e deve esquentar rapidamente. Em Curitiba, os termômetros marcaram 18º C às 7h, e alcançam os 28º C hoje.

As maiores temperaturas devem ser registradas nos municípios da porção Norte do Estado. Destaque para os 36º C previstos para Guaíra e os 35º C em Paranavaí.

“Neste domingo, as condições atmosféricas no Estado apresentam um padrão de estabilidade, com temperaturas que se elevam bastante”, afirma o meteorologista Fernando Mendes.

Com a sensação de abafamento, algumas chuvas de curta duração podem ocorrer à tarde, entre o Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste. As chuvas pontuais vêm acompanhadas de raios.

Frente fria traz risco de temporais ao Paraná

Apesar de o tempo se manter estável neste domingo (3), uma frente fria que avança pelo Sul do país traz mudanças significativas ao longo da semana. Já nesta segunda-feira (4), o tempo começa a mudar e o risco de temporais se eleva, especialmente nos municípios do Extremo-Oeste.

Há uma frente fria avançando pelo Sul do Brasil e uma tendência de mudança no tempo ao final do dia, a partir do Extremo-Oeste. Lá, poderemos ter alguma situação de chuva já entre hoje e a madrugada de segunda-feira”, explica Fernando Mendes. Nos demais setores, a instabilidade aumenta a partir da tarde, também com risco de temporais localizados, ainda conforme o Simepar.

As temperaturas permanecem em patamares elevados ao longo da semana, mas o avanço da frente fria favorece o risco de tempestades no Estado nos dias seguintes.