Geral
Disque dengue: Pinhais cria canal de denúncias para a população
Foto: Cido Marques/SCMS

Disque dengue: Pinhais cria canal de denúncias para a população

A ferramenta permite que a população denuncie locais com focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, por exemplo.

Rafael Nascimento - domingo, 3 de março de 2024 - 07:30

A cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, passou a contar com um canal de informações e denúncias em meio à epidemia de dengue. O Disque Dengue já está ativo à população e funciona via WhatsApp, de acordo com a prefeitura.

O serviço foi idealizado como mais uma ferramenta de informação e conscientização sobre o perigo da doença. Neste ano, Pinhais registrou 145 focos positivos para o vetor Aedes aegypti e 349 casos notificados suspeitos.

Saiba mais: Paraná bate recorde de casos de dengue em uma semana

O Disque Dengue funciona com mensagens via WhatsApp pelo número (41) 98500-3326. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A ferramenta permite que a população denuncie possíveis locais com focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O serviço é um canal de informação colocado à disposição da população para receber denúncias e fornecer orientações sobre os cuidados para combater os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, explica a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

Em outra frente, a administração municipal criou uma força-tarefa com a coordenação de ações para combate aos focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Os trabalhos envolvem as Secretarias Municipais de Saúde, de Meio Ambiente, de Segurança e Trânsito e a Procuradoria Geral do Município.

Outras cidades de Curitiba e região também possuem serviços semelhantes ao Disque Dengue, implementado pela Prefeitura de Pinhais.

Na Capital, a população pode contatar o poder público por meio do número 156. As cidades de Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Piraquara, São José dos Pinhais e Quatro Barras também contar com canais diretos de denúncias contra a dengue.

Compartilhe