Geral
Saiba como escolher o peixe da Semana Santa
Foto: Anffa Sindical

Saiba como escolher o peixe da Semana Santa

Dicas estão relacionadas ao frescor e ao odor

Larissa Biscaia - segunda-feira, 25 de março de 2024 - 16:30

Com o aumento no consumo de peixes durante a Semana Santa, os auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis pela inspeção dos pescados, fazem algumas recomendações para escolher produtos de qualidade. 

A primeira dica é observar o frescor do peixe. Por exemplo, qual é a quantidade de gelo em que ele está envolvido. O ideal é que o produto esteja totalmente imerso em temperatura baixa. 

Depois, é preciso avaliar a textura, a pele e as escamas. A região próxima à cauda deve estar limpa, lisa e livre de perfurações, com aspecto brilhante e odor normal. 

“Verificando essas principais características do produto, é possível reduzir bastante o risco de intoxicações e outras doenças causadas pela ingestão do alimento inadequado ao consumo”, garante Roberto Siqueira, auditor fiscal federal agropecuário, que atua na região de Londrina.

É possível também analisar a firmeza das escamas e nadadeiras. Ao tentar puxar, elas não devem se soltar. Já a barriga do peixe pode ser apalpada com os dedos. Se a impressão digital não desaparecer em poucos segundos, é sinal de que o peixe não pode ser consumido. 

Outro ponto para avaliar a qualidade do peixe é a coloração das brânquias ou guelras, que devem ter cor rosa avermelhada, de aspecto úmido e brilhante.

Compartilhe