Geral
Reitoria da UFPR é invadida e aluna e funcionária são agredidas

Reitoria da UFPR é invadida e aluna e funcionária são agredidas

Uma confusão generalizada foi registrada no local e uma aluna e uma funcionária acabaram agredidas; direção da UFPR condenou o ato de violência.

Redação - sábado, 2 de setembro de 2023 - 08:25

A Reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná) foi invadida por homens identificados como membros do MBL – Movimento Brasil Livre – nesta sexta-feira (1º). Uma confusão generalizada foi registrada no local e uma aluna e uma funcionária acabaram agredidas, conforme a instituição.

A situação ocorreu no Prédio Dom Pedro I, na Reitoria da UFPR. Segundo o relato, um grupo de oito pessoas invadiu as instalações para filmar o local.

Os homens, que se identificaram como membros do MBL, o Movimento Brasil Livre, foram questionados pela segurança. É preciso autorização da Superintendência de Comunicação para fazer imagens no local. Uma funcionária terceirizada foi agredida com um soco no estômago por um dos membros do grupo.

Toda a confusão foi registrada por câmeras de vigilância do local. Alunos da instituição deixaram as salas de aula e o conflito seguiu nas rampas de acesso à UFPR. Ainda de acordo com a instituição, uma aluna também foi agredida.

Os estudantes foram ouvidos pela Polícia Civil e um boletim de ocorrência foi registrado.

O Movimento Brasil Livre também divulgou imagens da confusão nas instalações da UFPR em suas redes sociais. No vídeo, o MBL alegou ser vítima e classificou o conflito como “agressão e tentativa de roubo”.

UFPR repudia ato de violência na Reitoria

A Universidade Federal do Paraná condenou a invasão do prédio Dom Pedro I e os atos de violência ocorridos nesta sexta-feira (1º), em Curitiba. Por meio de nota, a instituição centenária afirmou que repudia qualquer ato de violência e que avalia os detalhes para tomar as medidas cabíveis

A instituição reforça que condena ações de grupos organizados que buscam promover invasões para ganhar notoriedade nas redes sociais.

“Estamos absolutamente comprometidos com a manutenção de um ambiente de paz, onde todas as vozes podem ser ouvidas e respeitadas. A Universidade Federal do Paraná reforça que é absolutamente contra qualquer tipo de violência física, verbal ou simbólica”, completa a UFPR.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe