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Professor surdo defende tese de douturado em português e Libras

Professor surdo defende tese de douturado em português e Libras

Danilo da Silva Knapik, que é surdo, finalizou o curso de doutorado em Educação com uma apresentação bilíngue completa

Ana Flavia Silva - sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023 - 19:01

Pela primeira vez uma tese de doutorado foi defendida em uma versão bilíngue completa na Universidade Federal do Paraná. O professor Danilo da Silva Knapik, que é surdo, finalizou o curso de doutorado em Educação com uma apresentação em língua portuguesa escrita e língua brasileira de sinais (Libras). A pesquisa sobre os aspectos históricos, culturais e de gestão educacional dos primeiros estudantes surdos que frequentaram o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), foi exposta em setembro do ano passado.

PESQUISA ACADÊMICA

Num importante contraste entre o presente e o passado da realidade de estudantes surdos, Knapik apresentou os registros sobre mortes de alunos, precariedade da estrutura do instituto, castigos e maus-tratos. O impulso para a pesquisa foi uma denúncia feita por meio de uma carta do estudante surdo Manoel Pereira de Carvalho, que descrevia as agressões praticadas dentro da instituição. “Essa carta despertou meu interesse acadêmico, pois permite compreender o contexto daquele período, bem como os acontecimentos que levaram um aluno surdo a denunciar as práticas arbitrárias naquela instituição de ensino”, conta.

Com orientação das professoras Laura Ceretta Moreira e Noemi Nascimento Ansay, a tese foi intitulada “Contexto Socioeducacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856-1868): O Protagonismo de Estudantes Surdos”. No trabalho, Knapik faz uma abordagem qualitativa dos documentos encontrados sobre o Instituto Nacional de Educação dos Surdos.

O material de análise foi coletado a partir do acervo histórico do Ines, do Arquivo Nacional, da Biblioteca Nacional e do The Center for Research Libraries (CRL). Grande parte dos materiais era composta por cartas de correspondência escritas à mão, trocadas entre diretores, pais, Comissão Inspetora e funcionários do governo. Foram analisadas também atas de reunião, relatórios, ofícios, propostas educacionais e matrículas de alunos, entre outros documentos.

INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS (INES)

O Ines é a primeira escola de surdos no Brasil. Fundada em 1853 pelo professor surdo Edouard Huet, a instituição era frequentada por estudantes de diferentes regiões do país. No instituto, os alunos aprendiam através do método de ensino com base na língua de sinais que Huet trouxe da França.

Primeiro na família a conquistar o título de doutor, o pesquisador destaca que a área da história dos surdos carece de mais pesquisas acadêmicas publicadas no Brasil. Além disso, ele ressalta que o aumento das produções sobre o tema podem melhorar a compreensão sobre diferentes aspectos que caracterizam a vida dos surdos em outras épocas. “Com o aumento das pesquisas realizadas com esses registros históricos ainda não pesquisados, haverá uma ampliação na área dos estudos sobre a história dos surdos, pois será possível a existência de diversas perspectivas históricas e não apenas um único foco no embate dicotomizado, como tem sido até o momento”, ressalta.

 

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