Geral
Pontes, viadutos e trincheiras mais antigos de Curitiba passarão por vistoria

Pontes, viadutos e trincheiras mais antigos de Curitiba passarão por vistoria

A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai contratar uma equipe de engenharia para vistoriar as 63 estruturas viárias mai..

CBN Curitiba - quarta-feira, 8 de janeiro de 2020 - 15:25

A Prefeitura de Curitiba anunciou que vai contratar uma equipe de engenharia para vistoriar as 63 estruturas viárias mais antigas da cidade. São pontes, viadutos e trincheiras que devem passar por uma perícia técnica, que resultará em laudos, diagnósticos e projetos de recuperação.

A ação acontece após a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) montar uma Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos.

Em dezembro do ano passado, os vereadores estiveram na ponte de madeira do Parque Tingui e no Viaduto Colorado. A fiscalização contou com a participação de profissionais do Instituto de Engenharia do Paraná e dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Paraná.

Na ocasião, o professor Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirmou que a ponte do Parque Tingui não estava em boas condições e  que necessita de ajustes urgentes, inclusive com a substituição de peças apodrecidas.

“Na visita técnica, o que nos aparentou é que a ponte foi consertada devido a um evento climático algum tempo atrás de uma maneira artesanal. E com limitações de carga que não estão sendo respeitadas pelo público em geral. Até pela falta de sinalização no local”, apontou.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o Ippuc irá liderar o processo licitatório e a previsão é de que o edital de contratação seja publicado logo que esteja aberto o orçamento de 2020, ainda neste mês de janeiro.

O edital vai prever o investimento de R$ 5 milhões no trabalho de vistoria, onde será feita a análise de infiltração, das juntas de dilatação, dos aterros das cabeceiras e dos pilares de sustentação.

Ainda nesta terça-feira, a prefeitura também determinou que sejam revitalizadas com pintura antipichação as trincheiras das avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro e da Rua Comendador Fontana.

Compartilhe