Últimas Notícias
Paraná envia 30 caminhões-pipa para auxílio no Rio Grande do Sul
Foto: IAT

Paraná envia 30 caminhões-pipa para auxílio no Rio Grande do Sul

O grupo ficará à disposição da Defesa Civil gaúcha local até o próximo dia 29.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 20 de maio de 2024 - 15:52

O governo do Paraná encaminhou mais 30 caminhões-pipa e quatro caminhonetes 4×4 para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O comboio com 45 técnicos, entre servidores do Instituto Água e Terra (IAT) e agentes das prefeituras municipais que emprestaram os veículos, saiu às 8 horas de General Carneiro, na região Sul do Estado, com destino a Santa Cruz do Sul, que é uma das cidades gaúchas mais atingidas pelas chuvas.

O primeiro comboio enviado pelo Paraná contou com 11 caminhões-pipa, sete caminhonetes 4×4 e cinco embarcações.

No total, serão 41 veículos e 70 técnicos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul já a partir desta semana.

Esse conjunto vai ser ampliado nos próximos dias, já que mais caminhões, das regionais de Ponta Grossa e Ivaiporã, vão sair do Paraná na quarta-feira (22). A quantidade ainda não foi definida.

“O Governo do Paraná está mobilizado para amenizar o drama dos nossos irmãos gaúchos neste momento tão delicado da história do Rio Grande do Sul”, diz o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

DOAÇÕES

A campanha SOS RS, organizada pelo governo do Paraná, reuniu mais de 11,5 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Destas, 8,4 mil toneladas já foram enviadas em mais de 450 caminhões até a última sexta-feira (17).

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

De acordo coma Defesa Civil gaúcha, são 157 mortes, 88 desaparecidos, mais de 581 mil desalojadas e aproximadamente 76 mil pessoas em abrigos.

463 dos 497 municípios gaúchos tiveram dificuldades causados pelas chuvas e enchentes, o que afetou mais de dois milhões de pessoas.

Compartilhe