Últimas Notícias
Paraná envia 190 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná envia 190 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

15 caminhões partiram de cinco cidades.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 6 de maio de 2024 - 13:54

190 toneladas de donativos, como alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas, foram enviadas pelo Paraná ao Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (6). Ao todo, 15 caminhões partiram de cinco cidades: Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Loanda;

A arrecadação aconteceu por meio da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama paranaense Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Defesa Civil.

Além das doações feitas por pessoas e empresas, o Estado também encaminhou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do Paraná e 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar.

“Tivemos uma arrecadação recorde desde o início da campanha, o que mostra a solidariedade, compaixão e empatia do povo paranaense com nossos irmãos gaúchos. Esta campanha seguirá por mais alguns dias, enquanto for necessário manter essa corrente positiva em prol destas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa.

COMO AJUDAR NO PARANÁ

As doações da campanha SOS RS podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e nas sedes das Brigadas Comunitárias.

A estimativa da Defesa Civil é que cerca de 300 toneladas de doações estão em fase de separação para que sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo da semana.

Além disso, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para doar alimentos secos e água.

VÍTIMAS DAS TEMPESTADES NO RIO GRANDE DO SUL

336 cidades do Rio Grande do Sul estão em calamidade pública, sendo que sendo 364 dos 497 municípios foram afetados.

De acordo com os números da Defesa Civil gaúcha, 83 mortes já foram confirmadas após uma semana de chuvas. Além disso, 111 pessoas estão desaparecidas, 291 ficaram feridas e129.279 estão desalojadas. No total, 873.275 pessoas foram afetadas.

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as atividades até o final de maio. A pista está alagada e, na parte interior, a água está no nível das escadas rolantes.

Compartilhe