Geral
Forças do Paraná resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul
Ricardo Stuckert/PR/Palácio do Planalto

Forças do Paraná resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul

Número de mortes decorrentes das fortes chuvas subiu para 83

Mirian Villa - segunda-feira, 6 de maio de 2024 - 09:48

As forças de salvamento do Paraná – bombeiros e policiais militares – resgataram, até o início desta segunda-feira (6), 786 pessoas no Rio Grande do Sul. Os 36 agentes estão trabalhando nas cidades de Eldorado do Sul e Canoas.

Hoje, o número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana no Estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil, que constam ainda 111 desaparecidos.

No total, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais – com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O Rio Grande do Sul contabiliza ainda 21.957 pessoas desalojadas, 19.368 pessoas em abrigos e 276 feridos.

Paraná presta apoio ao Rio Grande do Sul

Os atendimentos dos bombeiros e policiais militares do Paraná envolvem acesso a regiões alagadas para resgatar famílias que ficaram isoladas. Elas estão sendo alocadas em locais seguros e com atendimento das prefeituras. Alguns animais domésticos também estão sendo resgatados pelas forças paranaenses.

Nesta semana, o Estado vai enviar alimentos, colchões, kits dormitório e copos d’água para reforçar o auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A Sanepar doará 3 mil caixas, com 144 mil copos d’água potável para o consumo da população. Já a Ceasa/PR está de prontidão para enviar seis toneladas de comida.

Nesta segunda-feira (6), quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná irão para o estado gaúcho com colchões e kits dormitório (composto por cobertor, travesseiro, lençol e fronha) para atender as pessoas desabrigadas.

A força-tarefa das forças de salvamento do Paraná vai permanecer no estado da região Sul enquanto durar a situação de calamidade pública, em apoio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do estado gaúcho.

Divulgação/CBM-PR

Doações

O Paraná também está unindo esforços na campanha SOS RS. Até a próxima quarta-feira (8), podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas.

As doações podem entregues pela população em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Compartilhe