Geral
Justiça determina indenização a filhos que perderam pai em cooperativa, na RMC
Foto: Divulgação/Nina Zambiassi

Justiça determina indenização a filhos que perderam pai em cooperativa, na RMC

Além da indenização, a Justiça do Trabalho estabeleceu uma pensão até os jovens completarem 18 anos.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 11:08

A Justiça do Trabalho determinou que uma cooperativa de recicláveis de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, indenize os filhos de um trabalhador que sofreu um acidente fatal, em 2018. A indenização foi fixada em R$ 50 mil a cada um dos dois filhos da vítima, menores de idade.

De acordo com o TRT-PR (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região), o trabalhador morreu realizando a separação de materiais na sede da cooperativa. Ele caiu de uma altura de mais de três metros, sofreu traumatismo craniano e morreu no dia seguinte.

Além da indenização por danos morais, a Justiça do Trabalho estabeleceu uma pensão até os jovens completarem 18 anos.

A perícia concluiu que o local de trabalho não era seguro. O município de São José dos Pinhais, que forneceu o espaço, também foi responsabilizado.

“A estrutura de onde o empregado caiu encontrava-se ‘em péssimo estado de funcionamento e de conservação. E não apenas ela, o processo todo de descarregamento, que vai do ponto de posição dos fardos, ao portão, e todo o trâmite de descarga é irregular e não tem a menor segurança possível’. O perito destacou que um guarda corpo poderia ter evitado a queda. A estrutura foi fornecida pelo Município, que foi responsabilizado, assim como a cooperativa”, explica o TRT-PR.

Compartilhe