Geral
Gaeco cumpre mandados contra investigados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Gaeco cumpre mandados contra investigados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A ação nacional ocorre simultaneamente em 12 estados; no Paraná, há ordens judiciais em cumprimento em presídios e residências.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 10 de maio de 2023 - 09:29

O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado -, do Ministério Público do Paraná, participa de uma operação que apura crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, nesta quarta-feira (10). Ordens judiciais são cumpridas em diversas cidades paranaenses.

A ação nacional é coordenada pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) e ocorre simultaneamente em 12 estados. No Paraná são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e outros três de prisão.

Os mandados de prisão são cumpridos em Curitiba, Região Metropolitana e em Paranaguá, no Litoral.

Já os de busca e apreensão são executados pelos agentes em presídios de Londrina (6), Curitiba (1), Foz do Iguaçu (1) e São Vicente, no estado de São Paulo (1). Os demais são cumpridos em residências relacionadas aos investigados em Londrina (4), Curitiba (2), Campina Grande do Sul (2), São Sebastião da Amoreira (2), Bandeirantes (2), Paranaguá (1), Palmas (1), Rolândia (1) e Umuarama (1).

Os alvos são ligados a facções criminosas, de acordo com Leonir Batisti, procurador de justiça e coordenador estadual do Gaeco.

“O Gaeco do Paraná participa da operação nacional em que estão envolvidos diversos estados. São 25 buscas, sendo nove delas em presídios. É bom dizer que o alvo da busca nos presídios são as celas onde estão presos faccionados. Além disso, temos 16 mandados em várias casas, além de três prisões preventivas. Todos os mandados foram expedidos pelos juízos de Curitiba, Londrina e de Foz do Iguaçu”, explica Batisti.

O objetivo da operação é combater organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e a partir do sistema prisional, efetivar prisões de integrantes dos grupos investigados e coletar provas das práticas delituosas apuradas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro.

Além do Gaeco, também participam da ação as Polícias Militar e Civil, a Polícia Penal e ainda a Polícia Rodoviária Federal.

Compartilhe