Rodovias
DER apresenta projeto de duplicação da PR-412, entre Guaratuba e Garuva
Arnaldo Alves/AEN

DER apresenta projeto de duplicação da PR-412, entre Guaratuba e Garuva

Estão previstas quatro faixas de rolamento com 3,6 metros de largura

Mirian Villa - quarta-feira, 17 de janeiro de 2024 - 11:20

Com extensão de 12,81 quilômetros, viaduto e ciclovia, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) apresentou em audiência pública o projeto de duplicação da PR-412, entre Guaratuba e Garuva, no Litoral.

Os interessados que não puderam acompanhar a transmissão e registrar questionamentos, podem assistir a gravação do evento e encaminhar manifestações via e-protocolo, no e-mail [email protected], ou pelo WhasApp no número (41) 9-9283-1480.

Duplicação da PR-412, entre Guaratuba e Garuva

A duplicação tem início na divisa entre Paraná e Santa Catarina e segue até a rotatória de acesso ao balneário Coroados. Estão previstas quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) com 3,6 metros de largura, acostamentos externos de 2,5 m, e um canteiro central separando os dois sentidos, com 2,2 m de largura.

No entroncamento com a PR-808 (acesso para o município catarinense de Itapoá), a PR-412 também ganha uma ciclovia bidirecional de 3 metros de largura. As novas pistas, de pavimento flexível asfáltico, serão implantadas no lado direito da via, diminuindo o impacto quanto ao tráfego existente no trecho.

Já as pistas existentes, serão completamente restauradas, assim que os veículos puderem ser desviados para as novas vias. Um pouco antes da ponte sobre o Rio da Praia, que será duplicada, o canteiro central é substituído por barreiras de concreto New Jersey, já que a faixa de domínio nesse trecho é menor.

No perímetro urbano de Guaratuba, a rotatória será readequada com implantação de novos ramos e de uma interseção em desnível, melhor disciplinando o tráfego de veículos entre a rodovia e vias municipais, principalmente a Avenida Visconde do Rio Branco.

Para garantir a transição da duplicação na PR-412, o DER elaborou o anteprojeto levando em consideração o projeto de duplicação sendo desenvolvido pelo estado vizinho, entre Garuva e a divisa com o Paraná.

Compartilhe