Geral
Curitiba vacina pessoas com 37 anos com a 4ª dose contra a Covid

Curitiba vacina pessoas com 37 anos com a 4ª dose contra a Covid

Para receber a 4ª dose, é preciso ter recebido a 3ª dose há 120 dias ou mais; confira os locais de vacinação na Capital.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 21 de novembro de 2022 - 10:00

Curitiba vacina a população com 37 anos com a 4ª dose do imunizante contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (21). De acordo com a A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a imunização com a segunda dose de reforço ocorre de forma escalonada por mês de nascimento, para evitar que haja aglomeração ou filas de espera.

Conforme o cronograma, hoje serão vacinados os nascidos no segundo semestre de 1985. Na última sexta-feira (18), foram chamados os do primeiro semestre de 1985.

Com isso, o chamamento atinge pessoas com 37 anos ou aquelas que completam essa idade até o fim do ano. Para receber a 4ª dose, é preciso ter recebido a 3ª dose há 120 dias ou mais.

A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com a vacina da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com o imunizante da Jannsen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

Os novos convocados recebem o aviso pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a SMS oferece repescagem contínua nas unidades de saúde. A vacinação acontece em 106 unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Na Capital, a 2ª dose de reforço ficou estacionada em pessoas acima de 40 anos por quatro meses, e foi retomada após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definir que os municípios devem estabelecer estratégias próprias de chamamento e aplicação das doses.

Desde então, já foram convocados os nascidos em 1983 e os nascidos em 1984. Novas convocações dependerão da disponibilidade e do envio de novas doses à cidade.

Recomendações

Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Compartilhe