Geral
Curitiba terá ato pela democracia na Praça Santos Andrade

Curitiba terá ato pela democracia na Praça Santos Andrade

Manifestação ocorre no dia do estudante e tem início previsto para às 18 horas. Mobilização defende eleições livres pelo atual sistema de votação.

Johan Gaissler - quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 15:04

Curitiba terá ato em defesa da democracia e da educação pública no início da noite desta quinta-feira (11), quando é celebrado o dia do estudante. A manifestação tem início previsto para às 18 horas, na Praça Santos Andrade, localizada na região central da capital paranaense.

O protesto é organizado por centrais sindicais e por grupos de união estudantil. A mobilização tem como objetivo defender a realização de eleições livres e vai contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas.

Além disso, os estudantes reivindicam no ato:

  • Revogação da PEC do teto de gastos
  • Fim do corte de gastos nas universidades públicas
  • Fim do homeschooling

Já professores e demais servidores da educação pública do estado, que também farão parte da manifestação, pedem reajuste salarial de acordo com a data-base e adicional de insalubridade.

Segundo a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), são mais de 25 manifestações que acontecem neste dia 11 de agosto em todo o Brasil, com o mesmo objetivo.

ATOS PELA DEMOCRACIA NO BRASIL

Neste dia 11 de agosto, estudantes realizam atos pela democracia em todos os estados do Brasil. Durante a manhã, foi lido um manifesto assinado por entidades como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O evento ocorreu na sede da faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). O documento foi articulado por acadêmicos e intelectuais e assinado virtualmente por mais de 927 mil pessoas. 

A carta, intitulada “Em Defesa da Democracia e da Justiça” uniu empresários e centrais sindicais. O manifesto apela por: 

  • Respeito à soberania do voto,
  • Obediência à Constituição Federal
  • Apreço ao Judiciário
  • Preservação da estabilidade democrática e do Estado Democrático de Direito

Compartilhe