Geral
Travessias da Baía de Guaratuba e para a Ilha do Mel são retomadas após temporal

Travessias da Baía de Guaratuba e para a Ilha do Mel são retomadas após temporal

A passagem de um ciclone extratropical causou estragos no litoral do Paraná. Os portos de Paranaguá e Antonina retomaram as atividades nesta quinta-feira

Redação - quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 18:31

As travessias da Baía de Guaratuba e para a Ilha do Mel foram retomadas nesta quinta-feira (11), um dia após os fortes temporais registrados no litoral do Paraná por consequência da passagem de um ciclone extratropical.

O serviço havia sido suspenso na quarta-feira (10) devido às condições perigosas para a navegação.

Ontem, Guaratuba e Paranaguá registraram os maiores acumulados de chuva entre as estações pluviométricas do Simepar, com 72,6 mm e 62,6 mm, respectivamente.

Ou seja, em 24 horas, choveu o volume esperado para todo o mês de agosto, considerando a média histórica de chuvas no litoral, entre 58 mm e 117 mm.

Nesta quinta-feira (11), além das travessias, também foram retomadas as atividades do Porto de Paranaguá e Porto de Antonina.

Por outro lado, as escolas municipais e estaduais permaneceram fechadas para que a Defesa Civil pudesse avaliar individualmente a estrutura das edificações.

TEMPORAIS NO LITORAL

Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do Paraná, em Matinhos, 200 pessoas foram afetadas pela chuva e vendaval. Um total de 50 casas foram danificadas.

Em Guaratuba, pelo menos 40 pessoas ficaram desabrigadas devido ao temporal. Um total de 170 pessoas foram afetadas e receberam atendimento da Defesa Civil.

Na cidade de Guaraqueçaba, houve registro de destelhamento em três casas, que receberam lonas. Segundo o boletim, 12 pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Em caso de chuva forte e vendaval, a Defesa Civil orienta que a população busque abrigo em locais seguros. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193, e a Defesa Civil pelo telefone 199.

Compartilhe