Geral
Curitiba tem novo binário a partir desta quinta; veja as mudanças

Curitiba tem novo binário a partir desta quinta; veja as mudanças

Além de mudanças no trânsito, o novo binário também irá ocasionar alterações no trajeto de linhas do transporte coletivo da Capital.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 - 07:35

Curitiba terá um novo binário a partir desta quinta-feira (15) na região do bairro Pinheirinho. A mudança no trânsito ocorre nas ruas Izaac Ferreira da Cruz, uma das mais importantes ligações da região Sul da cidade, e Emanoel Voluz, e começam a funcionar a partir das 11h, de acordo com a Setran (Superintendência de Trânsito). 

Conforme a pasta, o trecho vai passar a contar com uma ciclofaixa de 900 metros. A mudança também irá ocasionar alterações no trajeto das linhas do transporte coletivo – confiras as linhas abaixo

A Setran justificou a mudança no trânsito para melhorar a circulação e ligação viária na região. Agentes de trânsito estarão no local nos próximos dias para orientar os motoristas.

Novo binário em Curitiba: veja o que muda

Com a mudança, a Rua Izaac Ferreira da Cruz passa a ter sentido único de circulação da Rua Mal. Octávio Saldanha Mazza para a Rua Rosa Tortato. Já a Rua Emanoel Voluz passa a ter sentido único de circulação da Rua Rogério Xavier Rocha Lourdes para a Rua Victor Modesto de Oliveira.

Além das ruas do binário, o sentido de outras vias da região também será modificado. Esse é o caso da Rua Rosa Tortato, que passa a ter sentido único de circulação da Rua Izaac Ferreira da Cruz para a Rua Joaquim Ferreira Bello. Em outro trecho, a Rosa Tortato passa a ter sentido único de circulação da Izaac Ferreira da Cruz para a Rua Emanoel Voluz.

Foto: Divulgação/Setran

Outra mudança é na Rua João Laertes Bochnia, que passa a ter sentido de circulação em mão inglesa entre as ruas Ricardo Gasparian Machado e a Emanoel Voluz.

Além das alterações de sentidos, um novo semáforo foi instalado no cruzamento da Rosa Tortato com a Emanoel Voluz. Outros quatro semáforos já existentes foram readequados.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, cada mudança no trânsito da cidade é precedida de estudos técnicos, avaliando dados de fluxo de veículos, de pedestres e de impactos no tráfego gerado, a partir do acompanhamento da Setran e das demandas recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Mudanças em 12 linhas de ônibus

O novo do binário das ruas Izaac Ferreira da Cruz e Emanoel Voluz, que passa a funcionar nesta quinta-feira (15), a partir das 11h, vai provocar mudanças na rota de 12 linhas de  ônibus entre os terminais Pinheirinho e Sitio Cercado. 

De acordo com a Urbs, (Urbanização de Curitiba), que gerencia o transporte coletivo, essas linhas transportam, juntas, 20.285 pessoas em dias úteis.

São elas: 

  • 507-Sitio Cercado (horário); 
  • 600 -Tequaly/Quartel General; 
  • 610-S.Cercado/C.Raso; 
  • 630-Vitória Régia; 
  • 633-Maria Angelica; 
  • 635-Londrina; 
  • 636-Rio Negro; 
  • 637-Sta Joana; 
  • 640 -Palmeira; 
  • 644-Pinheirinho/CIC; 
  • 649-Pirineus; 
  • 689-Mad. São Pedro/Rio Negro.

A linha 507 – Sitio Cercado (horário) terá seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.

A linha 610 – S.Cercado/C. Raso terá seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Tijucas do Sul, Francisco Claudino Pereira, Marte e Dr. Levy Buquera, sentido Terminal Sítio Cercado; e Rua Izaac Ferreira da Cruz, Estação Tubo Xapinhal, Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Capão Raso.

As linhas 635-Londrina, 636- Rio Negro, 637 – Sta Joana e 640 – Palmeira e 689 -Mad. São Pedro/Rio Negro terão seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novos pontos de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas Dilermando Pereira de Almeida e Pedro Frederico Voluz; entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração; e entre José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira. Os pontos de parada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas José Ferreira da Rocha e Dilermando Pereira de Almeida, e entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, sentido Terminal Pinheirinho, serão desativados.

As linhas 600 – Tequaly/Quartel General,  630 – Vitória Régia e 644 – Pinheirinho/ CIC terão seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novo ponto de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira.

A linha 633 – Maria Angélica terá seu itinerário estendido para as ruas Prof. Júlio Theodorico Guimarães, Francisco Claudino Ferreira, Padre Rafael José Kalinowski e Miguel Raicoski Sobrinho, passando a realizar itinerário circular no bairro. A linha terá novos pontos de parada na rua Prof. Júlio Theodorico Guimarães, entre as ruas Neusa de Fátima Ferreira e Abdias Galdino da Silva; na Rua Francisco Claudino Ferreira, entre as ruas Arcília Becher dos Santos e Gaipava e entre Sebastião Gomes Oliveira e Padre Rafael José Kalinowski, e na Rua Miguel Raicoski Sobrinho, entre as ruas Gaipava e Mar Cáspio.

A linha 649 – Pirineus terá seu itinerário alterado para as ruas Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, Antônio Skrepec, João Lemos dos Santos, José Manoel Voluz e Marte, sentido Terminal Sítio Cercado, e ruas Marte, José Manoel Voluz, João Lemos dos Santos, Antônio Skrepec, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.

Linhas que não mudam

A Urbs informou, ainda, que outras sete linhas da região não terão mudança de itinerário: 508-Sitio Cercado (anti-horário); 528-Boqueirão/Pinheirinho; 638-Pinheirinho; 639-Futurama; 641-Luiz Nichele; 642-Ganchinho; e 643-Umbará. Juntas, essas linhas transportam 20.995 pessoas por dia.

Compartilhe