Geral
Curitiba e Região Metropolitana têm alerta de temporal; previsão

Curitiba e Região Metropolitana têm alerta de temporal; previsão

Há risco moderado de enxurradas e alagamentos na porção Leste do Paraná, especialmente na RMC; Defesa Civil monitora a situação.

Rafael Nascimento - sábado, 2 de setembro de 2023 - 10:05

Curitiba e a Região Metropolitana têm alerta de temporal neste sábado (2), com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. O alerta de risco hidrológico foi emitido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).

Conforme o órgão, há risco moderado de enxurradas e alagamentos na porção Leste do Paraná, especialmente em Curitiba e nos municípios metropolitanos, já a partir do fim da manhã e à tarde.

A Defesa Civil do Paraná também emitiu um alerta e monitora a situação. A população pode acionar as equipes em caso de emergências, por meio dos números 193 e 199.

Tempo instável no Paraná neste final de semana

A instabilidade predomina no Paraná ao longo desse final de semana, de acordo com o Simepar. Hoje (2), a chegada de de calor e umidade desde o Norte do Brasil favorece o desenvolvimento de várias áreas e linhas de instabilidade, que avançam gradualmente pelo Estado. 

risco elevado para ocorrência de tempestades, com chuvas, ventos fortes e até mesmo granizo.

Na Região Metropolitana de Curitiba e nas praias chove preferencialmente a partir da tarde, mas nos demais setores as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia.

Foto: Reprodução/Simepar

Ainda na madrugada, a instabilidade atingiu a região de Cascavel, no Oeste do Estado. O temporal começou após às 4h da manhã e derrubou árvores, postes, destelhou casas e danificou fachadas de empresas em diversas regiões da cidade.

Foto: Reprodução

No domingo (3), o tempo segue instável no Estado. Áreas de instabilidade seguem se intensificando em vários momentos do dia e provocam tempestades, com chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento fortes, especialmente no interior paranaense. Com o ar aquecido e elevados índices de umidade, a condição de abafamento aumenta, segundo o Simepar.

Compartilhe