Geral
Com 21 novos casos de sarampo, confirmações passam de 800 no Paraná

Com 21 novos casos de sarampo, confirmações passam de 800 no Paraná

O Paraná confirmou 21 novos casos de sarampo na última semana. Assim, o total de casos confirmados chega a 808 desde o i..

Redação - quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 - 18:53

O Paraná confirmou 21 novos casos de sarampo na última semana. Assim, o total de casos confirmados chega a 808 desde o início do ciclo epidemiológico, em agosto do ano passado. A vacina é a única forma de prevenir a doença, que é altamente contagiosa.

42 cidades do Paraná registram surto de sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os municípios que têm ao menos um caso de sarampo confirmado recentemente são classificados desta forma.

O boletim mais recente do sarampo foi divulgado pelas autoridades da saúde nesta quinta-feira (30). A região metropolitana de Curitiba concentra o maior número de casos. Conforme a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) 90% do casos confirmados (728 registros) são na capital e municípios do entorno.

“O sarampo é uma realidade que se instalou em nosso Estado depois de 20 anos após a baixa da cobertura vacinal. Vamos eliminar novamente essa patologia com a vacina, por isso, peço pensem nos filhos, nos sobrinhos e na sua família e procure uma unidade de saúde para atualizar a sua carteira de vacinação”, afirmou o secretário da saúde Beto Preto.

Além disso, o novo boletim do sarampo indica que o jovens continuam a aparecer entre os mais afetados. Conforme os dados da Sesa, 424 registros estão relacionados a pessoas com idades entre 20 e 29 anos. Os dados completos podem ser acessados por meio deste link.

SARAMPO: VACINA É A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO

A vacina é a única forma de prevenir o sarampo. Conforme o esquema vacinal definido pelo Ministério da Saúde, a população com até 29 anos deve tomar duas doses da tríplice viral. Quem tem entre 30 e 49 anos é considerado protegido com apenas uma dose. Além disso, foi instituída no ano passado a chamada “dose zero”, para bebês entre 6 e 11 meses de vida.

A imunização está disponível gratuitamente em todas salas de vacinação do Paraná.

Compartilhe