Geral
Chuva forte em derruba árvores e deixa milhares sem luz em Curitiba

Chuva forte em derruba árvores e deixa milhares sem luz em Curitiba

Segundo a Defesa Civil, apesar da força da chuva e dos fortes ventos, não houve registro de feridos ou desabrigados

Redação - sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 21:21

As fortes chuvas que atingiram Curitiba nesta sexta-feira (9) levaram à 247 ocorrências. Segundo a prefeitura, foram 177 quedas de árvores relatadas pela população.

Também foram registradas sete ocorrências de alagamento, 61 para fornecimento de lona, além de uma queda de poste de energia e um desabamento/desmoronamento.

Segundo dados do Simepar, entre as 14h e 16h, a chuva acumulada foi de 58 mm, com rajadas de vento de até 70 km/h. Todos os 75 bairros da capital registraram ocorrências.

Os mais afetados foram: Santa Cândida, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Xaxim, Cajuru, Bairro Alto, Tingui, Capão Raso e CIC.

Segundo informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados na cidade.

Além de equipes da prefeitura, a Defesa Civil de Curitiba também continua monitorando as situações para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes.

SEM LUZ

A Copel informou que, no pior momento do temporal, 130 mil clientes foram desligados da rede elétrica. Considerando a média de quatro pessoas por unidade consumidora, as chuvas fortes afetaram meio milhão de pessoas em Curitiba.

A companhia explicou que parte dos casos estava relacionada à queda de galhos ou árvores sobre a rede elétrica, o que torna mais complexo o trabalho de restabelecimento da energia.

Até 19h desta sexta-feira (9), cerca de 50 mil clientes continuavam sem energia.

CENTRAL 156: COMO PEDIR AJUDA

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o cidadão que precisa comunicar estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site (www.central156.org.br) ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

Compartilhe