Geral
BR-376 tem duas faixas liberadas no sentido Florianópolis

BR-376 tem duas faixas liberadas no sentido Florianópolis

A concessionária responsável pelo trecho informou que continuará monitorando as condições de segurança do tráfego na região afetada por deslizamentos de terra

Redação - sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 20:41

A BR-376 teve mais uma faixa liberada na altura do km 668, em Guaratuba, no sentido Florianópolis, nesta sexta-feira (9). Agora o tráfego flui por duas pistas. A informação foi confirmada pela concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho.

No sentido Curitiba, apenas uma faixa segue liberada para veículos. Na região, por questões de segurança, optou-se pela manutenção do desvio operacional.

O trecho interditado sofreu um trágico deslizamento de terra no dia 28 de novembro. Na ocasião, grande quantidade de terra, vegetação e detritos cedeu sobre as pistas, matando duas pessoas e soterrando nove veículos.

Segundo a Arteris Litoral Sul, “a liberação da segunda faixa na pista sul ocorre após a estabilidade do clima e o avanço dos trabalhos de recuperação e contenção do talude, atingido pela forte chuva registrada na região no dia 28 de novembro”.

“Além da instalação de barreiras de concreto, a liberação parcial da BR-376, realizada na última quarta-feira (7), só foi possível após o trabalho ágil e coordenado da empresa para realizar a drenagem, a recuperação do pavimento e a sinalização do trecho. Essas intervenções foram essenciais para garantir a segurança viária dos usuários que passam pelo local”, diz o comunicado. 

CONCESSIONÁRIA ORIENTA CUIDADO REDOBRADO NA BR-376

Diante das chuvas constantes, da instabilidade do terreno, e dos diversos bloqueios no trecho entre Curitiba e Florianópolis, a concessionária divulgou uma série de orientações aos motoristas. Confira a íntegra das recomendações feitas pela Arteris Litoral Sul:

“Nas proximidades do km 668,7, em um trecho de aproximadamente 800 metros, a operação na rodovia continua em uma faixa pela pista norte, ou seja, para veículos que vão sentido Curitiba (PR), e, agora, com duas faixas na pista sul para quem trafega em direção a Florianópolis (SC).  

Todo o trecho está devidamente sinalizado para que os motoristas sejam adequadamente orientados. A Arteris Litoral Sul reforça a importância de os motoristas redobrarem a atenção, com respeito à velocidade da via e a manutenção de uma distância segura dos veículos à frente.  

O aumento do perímetro de segurança, com a interdição de algumas faixas, é necessário em função das obras de contenção do talude, que seguirão em curso pela concessionária e são primordiais para a futura liberação de toda a capacidade de tráfego da BR-376/PR.  

A concessionária continuará monitorando as condições de segurança do trecho onde ocorreu o deslizamento e de outras encostas na BR-376/PR. A empresa seguirá informando as condições de tráfego aos usuários por meio do seu perfil no Twitter (@Arteris_ALS) e pelo telefone 0800 725 1771.”

Compartilhe