Geral
Casos de abuso e trabalho infantil aumentam 20% no Carnaval, alertam autoridades

Casos de abuso e trabalho infantil aumentam 20% no Carnaval, alertam autoridades

Mais da metade dos casos de abuso infantil acontecem dentro de casa e são cometidos por familiares ou conhecidos

Redação - quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 - 20:25

Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania apontam que os crimes relacionados ao abuso e ao trabalho infantil aumentam 20% durante o Carnaval.

Com base nessa informação, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família promove uma campanha nas redes sociais para alertar e divulgar orientações para evitar esses crimes.

A  coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Juliana Sabbag, alerta que mais da metade dos casos de abusos infantil acontecem dentro de casa.

“Muitas vezes quando a gente viaja com familiares, amigos e conhecidos, a gente pode acabar descuidando por acreditar que estamos cercado por pessoas de confiança. No entanto, precisamos lembrar que mais da metade dos casos de abuso acontecem dentro de casa“, alerta.

TRABALHO INFANTIL

No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, com exceção quando o adolescente é aprendiz, podendo neste caso, trabalhar a partir dos 14 anos de idade.

Dos 16 aos 18 anos, jovens e adolescentes podem trabalhar se não estiverem expostos à insalubridade, trabalho noturno, ou qualquer atividade que possa prejudicar seu desempenho escolar.

DENÚNCIA ANÔNIMA

Ao verificar alguma situação de violação de direitos da criança, a população pode denunciar por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo site: 181.pr.gov.br. Toda denúncia é anônima.

Compartilhe