Geral
Buscas por avião desaparecido no Paraná chegam ao 5º dia; siga
Denis Ferreira Netto

Buscas por avião desaparecido no Paraná chegam ao 5º dia; siga

Mais de cem pessoas seguem empenhadas nos trabalhos na Serra do Mar, mas apesar dos esforços não há qualquer sinal da aeronave e dos tripulantes.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 7 de julho de 2023 - 08:03

As buscas pelo avião que desapareceu na Serra do Mar, no Litoral do Paraná, chegam no 5º dia nesta sexta-feira (7). Mais de cem pessoas seguem empenhadas nos trabalhos, mas apesar dos esforços não há qualquer sinal da aeronave e dos tripulantes.

O avião particular sumiu do radar na última segunda-feira (3), após decolar de Umuarama, no Noroeste do Estado. O motomotor tinha como destino Paranaguá, e transportava dois servidores do governo estadual, além do piloto.

O Corpo de Bombeiros destacou um grande efetivo para o trabalho de buscas. Os trabalhos foram concentrados na área da Serra da Prata, entre os municípios de Guaratuba e Morretes – última localização conhecida da aeronave. O trecho é de mata fechada e difícil acesso.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros PR

Onze equipes fizeram buscas terrestres nesta quinta-feira (6). Ao todo, 101 pessoas estão empenhadas na operação, entre bombeiros, militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar, Defesa Civil e voluntários.

Pelo ar, os trabalhos são coordenados pela FAB. Quatro aeronaves vasculham a região em busca do avião e fazem o mapeamento da área.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros PR

Uma empresa particular também cedeu um sensor a laser, que é acoplado ao drone e tem capacidade de leitura do terreno, desconsiderando a vegetação. O equipamento auxilia o mapeamento do relevo abaixo das árvores que impedem a visualização do solo.

Já são mais de 100 horas de buscas, sem qualquer sinal dos tripulantes desde que a aeronave sumiu do radar.

Avião com servidores do Estado desaparece na Serra do Mar

A aeronave particular decolou de Umuarama, no Noroeste do Estado, na manhã da última segunda-feira (3), e tinha como destino Paranaguá, no Litoral paranaense.

Dez minutos antes da previsão para o pouso, entretanto, o avião sumiu do radar.

A última localização conhecida da aeronave é a região de Limeira, nas imediações da Serra da Prata, em Guaratuba.

Dois servidores do governo estadual, lotados na Casa Civil, estavam a bordo da aeronave, além do piloto.

Além do piloto Jonas Borges Julião, estavam a bordo o ex-diretor do Instituto Água e Terra, Felipe Furquim, e o superintendente da Secretaria de Estado do Turismo Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como “Juninho do Posto”.

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o monomotor desaparecido tinha situação regular para voos, mas não possuía autorização para realizar o serviço de táxi aéreo.

Por meio de nota, o Palácio Iguaçu informou que eles iriam a Paranaguá para cumprir agenda e avaliar “a atracagem de futuros navios de turismo no Litoral”. O comunicado não explica, no entanto, o motivo de estarem em um monomotor particular.

Compartilhe