Geral
Bombeiros encerram buscas em supermercado no Litoral; três mortos e 12 feridos
Foto: Maickon Chemure/ Folha do Litoral

Bombeiros encerram buscas em supermercado no Litoral; três mortos e 12 feridos

Super Rede manifestou pesar e contratou peritos para apurar o que motivou a tragédia.

Rafael Nascimento - sábado, 23 de março de 2024 - 13:33

O Corpo de Bombeiros encerrou no fim da manhã deste sábado (23) as buscas por vítimas após o desabamento do teto de um supermercado em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. A tragédia ocorreu na noite de ontem (22) e deixou três mortos e 12 feridos.

As três pessoas que morreram, todas mulheres, trabalhavam no supermercado. Entre os 12 feridos estão funcionários e também clientes. Destes, dez sofreram ferimentos considerados leves e dois ficaram gravemente feridos. Os feridos foram transportados ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

As buscas tiveram início logo após o colapso da estrutura e seguiram ininterruptamente ao longo da madrugada e a manhã de hoje.

O gravíssimo acidente ocorreu no dia de inauguração do estabelecimento, que estava cheio no momento em que a laje desabou.

A corporação trabalhava com a possibilidade de outras vítimas soterradas, o que não se confirmou. Por determinação do governador Ratinho Júnior (PSD), um grande contingente foi mobilizado para o atendimento.

Na manhã de hoje, as equipes atuaram na remoção dos escombros. Cerca de 25 bombeiros atuaram no local, além de equipes do Samu, Defesa Civil e das Polícias Civil, Militar e Científica.

Uma equipe do GOST (Grupamento de Operações e Socorro Tático) se deslocou de Curitiba para auxiliar nos trabalhos, com cães farejadores.

Laje do supermercado, recém-inaugurado, colapsou

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a estrutura do supermercado contava com três pavimentos, com uma laje de cerca de 15 cm, em concreto armado. O estabelecimento contava com grande capacidade de armazenamento de água, sendo três caixas d’água de dez mil litros e outras três com 15 mil litros.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

A queda da laje atingiu a área de panificação e do estoque do supermercado. Funcionários e clientes foram atingidos.

Socorro às vítimas

Os feridos foram socorridos por equipes do Siate e do Samu. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, recebeu quatro pacientes após o desabamento da laje do supermercado em Pontal do Paraná. Dois deles, um homem de 64 anos e uma mulher de 26 anos, receberam alta na manhã de hoje.

Uma mulher de 41 anos e um homem de 49 anos permanecem internados, com quadro de saúde estável. A família do homem solicitou transferência do paciente para um hospital particular em Curitiba.

As três trabalhadoras que perderam a vida no gravíssimo acidente foram levadas ao Instituto Médico Legal de Paranaguá. Elas ainda não foram oficialmente identificadas.

Super Rede manifesta pesar sobre a tragédia e contrata peritos

O Super Rede, responsável pela loja onde ocorreu a queda da laje, em Pontal do Paraná, manifestou consternação pela tragédia que matou três pessoas e feriu outras 12, na noite desta sexta-feira (12) – dia de inauguração do supermercado, no Balneário Canoas.

Por meio de nota publicada em suas redes sociais, a direção do supermercado afirmou que presta toda a assistência e estrutura aos familiares das vítimas e que colabora com as autoridades.

Conforme o supermercado, peritos foram contratados para realizar uma análise das lajes, contribuindo com a Perícia Científica e para apurar o que motivou o colapso da estrutura.

A investigação vai ficar a cargo da Polícia Civil.

Compartilhe