Geral
Apagão nacional deixa Curitiba e outras cidades paranaenses sem luz
(Foto: Valdenir Daniel Cavalheiro/Prefeitura de Curitiba)

Apagão nacional deixa Curitiba e outras cidades paranaenses sem luz

Além do Paraná, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em pelo menos outros onze estados do país.

Redação - terça-feira, 15 de agosto de 2023 - 09:34

Um apagão nacional deixa bairros de Curitiba e de dezenas de cidades paranaenses sem luz nesta terça-feira (15). Na Capital, há relatos de falta de energia elétrica nas regiões do Mossunguê, Cabral, Xaxim, Santa Felicidade e Barreirinha. O problema também afeta o funcionamento de serviços públicos, com semáforos desligados nas ruas da cidade. 

Além de Curitiba, moradores de municípios metropolitanos, como Quatro Barras, e do Interior, casos de Maringá e Umuarama, também sentem a falta de luz.

Além do Paraná, o UOL apurou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em pelo menos outros onze estados do país. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia, que trata a situação como um “apagão”.

A Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, afirma que o sistema opera normalmente nesta manhã e não há falhas. A usina é responsável pelo fornecimento de quase 9% da energia consumida no Brasil e 86% no Paraguai.

Apagão nacional

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

A ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sul e Sudeste também foram afetados.

As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões afetadas, e até às 9h16 6 mil MW já foram recompostos.

O que diz a Copel

Procurada pela reportagem, a Copel informou que na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.  

Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.

O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve.

As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe