Aeroportos
Aeroporto de Maringá ganha sistema de pouso por instrumentos
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Maringá

Aeroporto de Maringá ganha sistema de pouso por instrumentos

A ferramenta diminui cancelamentos de voos e permite pousos em condições adversas no tempo, como nevoeiros fortes.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 - 09:50

O Aeroporto de Maringá, na região Norte do Estado, começou a operar nesta semana com um novo sistema que diminui cancelamentos de voos e permite pousos em condições adversas no tempo, como nevoeiros fortes.

Chamado de ILS, o sistema de pouso por instrumentos possibilita a aterrissagem segura de aeronaves em situações de baixa visibilidade. No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu já contavam com equipamentos desse segmento.

A ferramenta que orienta pilotos para aproximação da pista também ajuda a diminuir o cancelamento de voos.

“Além da comodidade proporcionada aos passageiros, o avanço despertará a atenção das companhias áreas para o nosso aeroporto, que ganha mais potencial de pousos e decolagens”, aponta o superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende.

O início da operação ocorreu na última terça-feira (16), após autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão que regula a aviação civil no país.

O Aeroporto Regional de Maringá passa por um processo de modernização e melhorias. Além do sistema de pousos por instrumentos, recentemente o espaço passou por obras de duplicação da sala de embarque, com investimento de R$ 1,6 milhão.

Outra intervenção em desenvolvimento é a construção de um usina de geração de energia fotovoltaica. No final do ano passado, a Prefeitura de Maringá assinou termo de compromisso com o Governo Federal para obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros.

O projeto prevê a instalação de pontes de embarque, escadas rolantes, elevadores e esteiras de restituição de bagagem, além de ampliação na área de check-in e praça de alimentação, implantação de espaços para lojas comerciais e reformulação do sistema de refrigeração.

Veja também: Engavetamento envolvendo oito veículos na BR-277 deixa um morto e feridos

Compartilhe