Geral
Xi Jinping chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin

Xi Jinping chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin

China e Rússia são apontados como grandes parceiros militares; o país asiático, entretanto, afirma que busca liderar uma nova rodada de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Narley Resende - segunda-feira, 20 de março de 2023 - 08:53

O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira (20) à Rússia. Essa é a primeira visita do líder asiático ao país desde o início da guerra na Ucrânia.

Serviços de inteligência apontam Xi Jinping como o grande parceiro militar do presidente russo Vladimir Putin. Ambos se encontrarão na terça-feira (21) e darão uma entrevista à imprensa.

No mesmo dia, os líderes irão debater uma “parceria estratégica” entre os dois países, de acordo com o governo russo. Entretanto, a China afirma que a viagem é o primeiro passo na tentativa do país de liderar uma nova rodada de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Em um artigo publicado na edição desta segunda de um jornal estatal russo, Xi Jinping disse que sua proposta de paz servirá para “neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político”. Mas também disse saber que não é uma tarefa fácil.

O serviço de inteligência do Reino Unido aponta que a potência asiática deve fornecer equipamentos militares para a Rússia ao longo deste ano, mas Pequim nega a acusação

Já Putin, disse que a visita de Xi Jinping confirma a parceria “especial” entre Rússia e China.

Compartilhe