Estadual
Sorteio e escolha de urnas auditadas no Paraná acontece neste sábado

Sorteio e escolha de urnas auditadas no Paraná acontece neste sábado

Urnas eletrônicas do estado passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas neste final de semana de votação.

Redação - sexta-feira, 30 de setembro de 2022 - 09:26

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza, neste sábado (1º), a cerimônia de sorteio e escolha pelas entidades fiscalizadoras das urnas eletrônicas do estado que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas

O evento acontece às 9h e é aberto ao público, no auditório do edifício-sede do TRE-PR, no bairro Parolin, em Curitiba. A cerimônia também poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

No mesmo dia, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontrarão prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente, conforme o órgão.

Equipes do TRE-PR estarão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Conforme a necessidade, será usado deslocamento aéreo. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.

Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, no sábado, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h. 

Auditorias nas urnas eletrônicas

Duas auditorias acontecem neste domingo (2), dia das Eleições 2022: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade, das 8h às 17h; e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

O Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas será realizado no edifício-sede do TRE-PR por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria

As eleitoras e eleitores das seções auditadas na PUCPR serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua seção de origem, posicionada em outra sala. Votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidoras e servidores na urna liberada.

Ao final do Teste de Integridade, é feita uma comparação entre o que foi computado e o que foi digitado na urna. O Teste de Integridade acontece desde 2002 no Brasil. Em 2022, 641 urnas serão testadas em todo o país.

Compartilhe