Geral
Rússia anuncia que vai anexar quatro territórios da Ucrânia

Rússia anuncia que vai anexar quatro territórios da Ucrânia

Anexação deverá ser realizada após referendos promovidos pela Rússia na Ucrânia; juntas, as áreas representam cerca de 15% do território ucraniano.

Redação - quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 10:00

A Rússia pretende anexar formalmente quatro territórios da Ucrânia nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada hoje (29) pelo presidente russo, Vladimir Putin, depois da realização de referendos promovidos pelo país, que invadiu o país vizinho no início do ano.

Os referendos russos em território ucraniano são considerados pelo governo da Ucrânia e o Ocidente como uma grande farsa. De acordo com autoridades da Rússia, a votação ao longo de cinco dias resultou num apoio maioritário à anexação de Luhansk e Donetsk, na região Leste da Ucrânia, além de Zaporizhia e Kherson, no Sul do país. Juntas, as áreas representam cerca de 15% do território ucraniano.

“Uma cerimônia de assinatura de acordos sobre a entrada de novos territórios na Federação da Rússia acontecerá amanhã às 15h (9h de Brasília) no Kremlin”, afirmou hoje o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O Kremlin informou, ainda, que Vladimir Putin irá oficializar a anexação dos territórios ucranianos em um discurso na Praça Vermelha, em Moscou.

Vale lembrar que a Rússia já anexou o território da Criméia em 2014, ato que inflamou a relação entre os países e não foi reconhecido pela comunidade internacional.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou os referendos russos como ilegais e declarou ter apoio unânime da União Europeia ao país.

Compartilhe