Política
Ratinho Junior sanciona lei e formaliza participação do Paraná no Cosud

Ratinho Junior sanciona lei e formaliza participação do Paraná no Cosud

O Cosud teve influência, por exemplo, em alterações do texto da reforma tributária, aprovada pela Câmara Federal na semana passada

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 10 de julho de 2023 - 13:21

O projeto de lei que formaliza a participação do Paraná no Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) foi formalizado pelo governo estadual. 

O governador Ratinho Junior (PSD), que é o coordenador do consórcio, sancionou a lei na última sexta-feira (7), mas a informação foi divulgada hoje.

O mesmo processo deve acontecer em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dessa forma, o grupo terá a ratificação como associação pública interfederativa.

A intenção é fortalecer o papel dos estados dessas regiões perante a União, além de trazer benefícios para a gestão pública.

“Nossos estados concentram a maior parte da população brasileira e também uma boa fatia do PIB nacional. Por isso, é importante estarmos unidos nas discussões que envolvem os interesses regionais. Ter o consórcio formalizado nos dá mais força para apresentar as nossas demandas à União”, afirma Ratinho Junior.

O Cosud teve influência, por exemplo, em alterações do texto da reforma tributária, aprovada pela Câmara Federal na semana passada. O projeto levou em conta a tese do consórcio, que defendeu a composição mais igualitária do Conselho Federativo, de acordo com a proporcionalidade da população.

COSUD

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em Minas Gerais em março de 2019.

Desde então, os governadores tiveram oito reuniões realizadas, sendo que todos os estados do Sul e Sudeste já sediaram pelo menos um encontro. 

As duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e quase 120 milhões de habitantes.

Compartilhe