Geral
Ratinho Junior apresenta projetos do Paraná a investidores nos Estados Unidos

Ratinho Junior apresenta projetos do Paraná a investidores nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira (11), a comitiva paranaense participa de uma reunião com o BID, em Washington, e, na sexta-feira (12), segue para Portugal.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 13:19

O governador Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (10), em Nova York, nos Estados Unidos, de uma reunião para apresentar vantagens do Paraná a potenciais investidores brasileiros que operam no mercado internacional e estrangeiros. 

Estiveram presentes fundos como o Pátria Investments, um dos 70 fundos globais que mais investem em infraestrutura no mundo; GQG Partners Inc; GIC Inc; Grupo Vinci Partners; Acciona; BYD Brasil; Aya Earth Partners e Tecnobank.

“Eu fiquei impressionado com a conversa que tivemos aqui em Nova York, que foi clara, objetiva e com apresentação de propostas concretas e previamente analisadas. O Paraná mostrou ter um governador que pensa grande em prol da sua população e um secretariado competente”, disse Maurílio Biagi Filho, empresário do setor sucroalcooleiro.

“Estamos bem animados com o Paraná. O Estado tem previsibilidade, infraestrutura, escolaridade e capacidade de investimento, tudo que leva um investidor a investir”, completou Alexandre Saigh, diretor-presidente do Pátria.

Nesta quinta-feira (11), a comitiva paranaense participa de uma reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, e, na sexta-feira (12), segue para Portugal, onde cumpre uma extensa agenda na próxima semana.

RATINHO JUNIOR VALORIZA PARANÁ EM APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES

“O Paraná já tem uma grande infraestrutura, as maiores cooperativas da América e 35 mil indústrias, além de multinacionais. Mas precisamos de investidores para novos projetos e para crescer ainda mais”, disse Ratinho durante a apresentação.

Ele fez um balanço dos projetos já concretizados, como a concessão do Parque Vila Velha, de áreas do Porto de Paranaguá e a desestatização da Copel Telecom, além de projetos construídos em parceria com a União, como a concessão do Parque Nacional do Iguaçu e de quatro aeroportos (Londrina, Foz do Iguaçu, Bacacheri e Afonso Pena), com a obrigação da construção da terceira pista em São José dos Pinhais.

Ratinho Junior também apresentou a Nova Ferroeste, o maior projeto férreo em andamento no Brasil. Com 1.567 quilômetros de extensão, a ligação vai do leste ao oeste do Paraná, indo até o Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Ratinho Junior ainda mencionou aos investidores o processo de construção e arrendamento de novos terminais do Porto de Paranaguá, que podem atrair em torno de R$ 5 bilhões da iniciativa privada. Outras oportunidades citadas pelo governador foram o processo de transformação da Copel em corporação e a ampliação do saneamento básico por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), cuja primeira concorrência pública que atenderá 16 cidades deverá ocorrer em 10 de julho.

Compartilhe