Municipal
Projeto prevê bebedouros para pets em parques de Curitiba
Foto: Rodrigo Fonseca / CMC

Projeto prevê bebedouros para pets em parques de Curitiba

É o que pede uma indicação ao Executivo, que chama atenção para a onda de calor

Francine Lopes - terça-feira, 14 de novembro de 2023 - 11:00

Com aproximadamente 145 mil cães e gatos nas ruas, a capital paranaense pode passar a ter bebedouros públicos para animais. É o que pede uma indicação ao Executivo, que chama atenção para a onda de calor. Os termômetros chegaram aos 34°C nos últimos dias.

A proposta solicita a instalação dos dispositivos em parques, praças e espaços públicos de Curitiba. É o que explica o autor, o vereador Professor Euler (MDB).

“Nós temos hoje um número crescente de pessoas que têm os seus pets e parte da vida dessas pessoas é dedicada, obviamente, a esses animais. Pega agora, por exemplo, um período quente, realmente faz muita falta para essas pessoas ou melhor ainda, faz muita falta para os animais que desejam ter um momento de atividade com os seus bichinhos. Então, que seja uma preocupação permanente da Prefeitura nos parques, praças. Nós temos algumas cidades que têm disponibilizado bebedouros públicos para pets e acho que Curitiba, eleita recentemente a cidade mais inteligente do mundo, tem que colocar também sua inteligência em prol da vida animal”. 

Para viabilizar a instalação, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) sugeriu parcerias público-privadas com empresas do segmento pet.


“Sugestão muito interessante, nós que teremos uma indicação de recursos para o meio ambiente, claro, verificando aladocialmente se esse recurso, pode ser usado para isso, mas também eu que sempre coloco em pauta a questão da parceria público-privada em praças e canchas, nós temos tantas empresas de ração que vendem produtos pets, que também poderiam, em um acordo com a Prefeitura, poder participar e patrocinar essa colocação de bebedouros nos parques, nas praças, nos lugares públicos, para que pudesse atender”. 

Já o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) sugeriu uma parceria com a Sanepar para levar água potável também à população.

“Há um tempo atrás eu trouxe no plenário uma sugestão que pode ir além da implantação de água potável nos parques e praças, o máximo possível da nossa cidade, porque enxergamos que a água é vital. Nós estamos vivendo um novo tempo, um tempo de aquecimento global, de muito calor, onde nós podemos dar a oportunidade para que as pessoas que frequentam estes parques possam ter a sua água. Nós também podemos fazer com que a Prefeitura faça uma parceria com a Sanepar”.

O líder do governo na Câmara Municipal, Tico Kuzma (PSD), lembrou que a sugestão depende da avaliação técnica da Secretaria do Meio Ambiente.

“Claro que toda a sugestão tem que ser analisada pelos técnicos, os técnicos que entendem, na realidade, essa questão de ter um bebedouro para animal, para que a água fique ali, para que todos os animais compartilhem do mesmo recipiente. Então, eles vão analisar e vão ver nesse sentido se é benéfico ou não. Que a aventura fez o primeiro censo animal contratado e apresentou os resultados. Então, o censo apontou que Curitiba tem aproximadamente 584 mil cães e 185 mil gatos. E desses,  13% são semi domiciliados ou abandonados, ou seja, eles estão na rua durante um período”. 

A proposta depende da avaliação e da resposta do Executivo.

Por: Larissa Biscaia, BandNews FM 

Compartilhe