Geral
PF cumpre mandados no Paraná contra financiadores de atos antidemocráticos

PF cumpre mandados no Paraná contra financiadores de atos antidemocráticos

A ação acontece no Paraná e em outros estados; a Justiça também determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões.

FAEP - quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 07:29

A Polícia Federal cumpre mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (11) contra pessoas que financiaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. A ação ocorre no Paraná e em outros dois estados, conforme a PF.

Na oportunidade, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Desde então, a Polícia Federal realiza ações para identificar todos os envolvidos nos atos golpistas.

A operação de hoje ocorre no âmbito da 11ª fase da Operação Lesa Pátria. Os policiais cumprem 22 mandados de  dois mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Além do Paraná, os mandados são cumpridos também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

A Justiça também determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões – a medida visa a cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

Ainda conforme a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Denúncias

A Polícia Federal pede a ajuda da população com informações sobre a identificação de pessoas que além de terem financiado, participaram uu fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília. As denúncias podem ser encaminhadas ao  e-mail [email protected].

Compartilhe