Pedágio: Ministro dos Transportes confirma aporte para descontos maiores que 18%
Para Ratinho Junior, aporte para descontos acima de 18% na tarifa foi uma grande conquista do setor produtivo e de toda a população paranaense.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que o governo federal vai dar um aporte ao modelo de concessão dos dois primeiros lotes de rodovias do Paraná caso o desconto sobre a tarifa teto do pedágio for maior que 18%.
Segundo Filho, o cronograma de publicação do edital e da sessão pública de leilão dos lotes de rodovias serão definidos após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem à China.
O leilão dos dois primeiros lotes do Paraná será a primeira concessão de rodovias realizada pelo atual governo e deve acontecer ainda neste ano. Além disso, o modelo deve ser replicado nas concessões de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
“Estou muito animado com o novo modelo de concessão do Paraná, que provavelmente será replicado no Brasil. Porque ele busca eficiência de uma concessão que leva a leilão rodovias federais e estaduais a fim de garantir um pedágio mais barato, com mais investimentos”, disse o ministro.
CONQUISTA, DIZ RATINHO JUNIOR
Para o governo estadual, o aumento da curva de aporte vai dar incentivos para que os descontos na tarifa sejam maiores.
“O aporte para descontos acima de 18% na tarifa foi uma grande conquista do setor produtivo e de toda a população paranaense para que tenhamos um pedágio mais barato”, diz o governador Ratinho Junior (PSD).
“É uma negociação que estamos fazendo desde o início desta nova gestão e que foi atendida pelo ministério. Esse modelo também garante as obras que o Paraná tanto precisa e está sendo construído com transparência, ao contrário das concessões anteriores.. Queremos dar agora celeridade para finalizar esse processo o quanto antes”, completou.
CONCESSÕES DE RODOVIAS
Os dois primeiros lotes (são seis previstos) já sofreram ajustes após análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e aguardam aval do governo federal para ir a leilão. Os outros quatro trechos ainda estão sob análise no TCU.
Ao todo, o programa de concessões abrange 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais. Destes, 1.782 quilômetros devem ser duplicados.
A previsão de investimentos é de R$ 50 bilhões em obras nos primeiros anos do contrato, que tem prazo de 30 anos.