Estadual
Paraná apresenta potenciais culturais e econômicos para embaixador do Azerbaijão
(Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Paraná apresenta potenciais culturais e econômicos para embaixador do Azerbaijão

Esta é a primeira vez que o diplomata vem ao estado

Brenda Iung - terça-feira, 23 de abril de 2024 - 19:20

O Governo do Paraná recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio Iguaçu, o embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz. O diplomata, que veio pela primeira vez ao estado, foi recebido pelo governador Ratinho Junior e deseja estreitar relações com o Paraná, ampliar o comércio exterior e promover o intercâmbio cultural e educacional entre as duas regiões.

O Azerbaijão é essencial para a economia do estado: o país, localizado entre a Europa e a Ásia, é um dos mais de 200 ao redor do mundo que mais compram produtos paranaenses. No último ano, o país importou US$ 1,3 milhão do estado, em destaque, carnes de porco e de peru congeladas.

“Temos uma boa oportunidade para estreitar as relações comerciais e culturais com o Azerbaijão. Nosso Porto de Paranaguá, por exemplo, tem uma grande expertise no recebimento de fertilizantes, e pode ser a porta de entrada, no Brasil, das cargas que vêm do país”, celebrou o governador. E completou: “além disso, o Paraná é um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, e pode ter no Azerbaijão um bom parceiro comercial nesse sentido”.

Rashad Novruz falou sobre a importância dos acordos comerciais bilaterais entre o Brasil e o Azerbaijão. E exaltou o potencial do Paraná para fortalecer essas relações.

“Queremos que o povo do Paraná conheça o Azerbaijão e a população do nosso país também conheça um pouco do Estado. Um intercâmbio cultural e de estudantes poderia abrir a possibilidade de aproximar nossas regiões”, disse o embaixador.

“Estamos identificando, no Brasil, locais para investir em projetos estratégicos. O Paraná tem uma economia diversificada, então também há possibilidade de fortalecer o comércio bilateral”, finalizou.

*Com assessoria

Compartilhe