Política
Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu vai dobrar movimentação de cargas
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu vai dobrar movimentação de cargas

A estrutura deve modernizar a movimentação na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 2 de maio de 2024 - 19:00

O projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, foi lançado nesta quinta-feira (2) com a participação do governador Ratinho Junior. A obra, que tem previsão de entrega no final de 2025 e investimento de R$ 500 milhões, deverá dobrar e modernizar a movimentação de cargas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A estrutura será construída pela empresa Multilog, que venceu a licitação promovida pela Receita Federal e já é responsável pela operação do atual porto seco do município.

O projeto foi dividido em duas etapas – a primeira começa a ser executada ainda neste semestre, com investimento inicial de R$ 240 milhões. Esta fase inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões.

A parte de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

A nova unidade alfandegada será instalada em uma área de 550 mil metros quadrados, às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana de Foz. Além disso, a estrutrura será de fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai, obras do Governo do Estado, governo federal e Itaipu Binacional.

O terminal terá uma infraestrutura mais ampla e robusta que a atual, facilitando o comércio entre os três países, além da previsão de gerar 3 mil empregos diretos e indiretos.

“Paraguai e Argentina são parceiros estratégicos do Paraná que, por sua localização na região, têm a vocação de ser a central logística da América do Sul, ajudando no desenvolvimento da região”, afirmou Ratinho Junior.

O governador do Paraná ressaltou obras importantes na cidade, como a Ponte de Integração, a Perimetral Leste, a duplicação da Rodovia das Cataratas e a modernização do Aeroporto Internacional das Cataratas.

“Esse projeto do porto seco se une aos demais, dando mais agilidade aos processos logísticos, no desembaraço alfandegário, facilitando o transporte de produtos. Tudo isso potencializa a atração de investimentos ao município”, ressaltou o governador.

PORTO SECO DE FOZ DO IGUAÇU É O MAIOR DA AMÉRICA LATINA

Um dos principais operadores logísticos do Brasil, a Multilog administra desde 2016 o atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, que foi construído nos anos 1980 e já está com sua capacidade de operação saturada.

Contudo, mesmo instalado no perímetro urbano do município, o terminal é o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres.

Somente em 2022, foram US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões.

“A nova área será três vezes maior que a atual, já prevendo o crescimento da movimentação na região. Trabalhamos incluindo o cenário da nova ponte e da perimetral, que também são importantes para o fortalecimento do comércio internacional. Tanto que a obra deve ser finalizada de forma sincronizada com esses projetos, com a previsão de ser entregue no final de 2025”, destacou o presidente da Multilog, Djalma Vilela.

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