Municipal
Com recursos do Estado, Samu curitibano ganha 24 novas ambulâncias
Foto: Divulgação/Sesa

Com recursos do Estado, Samu curitibano ganha 24 novas ambulâncias

Com os novos veículos, Curitiba terá 100% da frota para o atendimento de urgências e emergências renovada.

Rafael Nascimento - terça-feira, 21 de maio de 2024 - 07:46

O Samu curitibano vai ganhar 24 novas ambulâncias nesta terça-feira (21). Os novos equipamentos para o atendimento de urgências e emergências na Capital foram viabilizados com repasses do Governo do Estado.

De acordo com a prefeitura, as novas ambulâncias custaram R$ 7,9 milhões, e foram adquiridas com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com os novos veículos, Curitiba terá 100% da frota do Samu renovada. Desde 2017, a cidade recebeu 62 ambulâncias, por meio de recursos do Estado e do Governo Federal.

A entrega simbólica das 24 novas ambulâncias do Samu será feita na manhã de hoje, em frente ao Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. O prefeito Rafael Greca (PSD) participa.

Samu em Curitiba: saiba quando acionar

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Curitiba é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Feas – Fundação Estatal de Atenção à Saúde. O serviço é totalmente gratuito e pode ser acionado pelo número 192, para o atendimento em urgências clínicas e emergências.

Durante o atendimento, a ocorrência é passada para um médico regulador de urgência, após classificação e cadastro. O profissional qualifica o caso e poderá dar orientações médicas ou indicar os primeiros socorros por telefone mesmo.

Se necessário, uma ambulância do Samu é deslocada para o atendimento do paciente.

Para atendimento de urgências e emergências, por busca direta do usuário, Curitiba conta com nove UPAs – Unidades de Pronto-Atendimento -, além de Pronto-Socorros de hospitais.

Entre os casos atendidos pelo Samu de Curitiba estão:

  • Dor no peito que surge repentinamente
  • Suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  • Surto psicótico
  • Falta de ar aguda
  • Perda de Consciência / Desmaio
  • Convulsão
  • Intoxicações (como por produtos de limpeza, ou envenenamentos)
  • Hemorragias

Compartilhe