Geral
Lula embarca para a Bélgica para discutir economia e clima

Lula embarca para a Bélgica para discutir economia e clima

Lula também deve aproveitar o encontro para avançar nas negociações para conclusão do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Rafael Nascimento - sábado, 15 de julho de 2023 - 13:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Temas de interesse internacional, como o desenvolvimento sustentável e econômico e o clima, estarão na pauta.

Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros são esperados para o encontro, que ocorrerá oficialmente na segunda-feira (17) e terça (18).

De acordo com o Itamaraty, a delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

Lula também deve aproveitar o encontro para avançar nas negociações para conclusão do acordo de livre comércio a União Europeia e o Mercosul.

“O governo brasileiro deve apresentar, em breve, uma proposta de resposta ao aditivo feito pelos europeus em março, nas áreas de preservação ambiental e compras governamentais”, afirma o Itamaraty.

Antes de ser analisado pelo bloco europeu, no entanto, o texto terá de ser analisado pelos parceiros do Brasil no Mercosul, os governos de Argentina, Paraguai e Uruguai.

Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, na França, no fim de junho, e deixou clara a intenção de firmar a assinatura do acordo comercial, mas ainda há entraves, especialmente quanto à multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

A agenda presidencial em Bruxelas prevê encontros bilaterais com os chefes de Estado da Bélgica, e dos governos da Áustria, Suécia e Barbados.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, também estão confirmadas reuniões com a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

O retorno da delegação brasileira está previsto para quarta-feira (19).

Compartilhe