Geral
Lula chega no Japão para participar das reuniões do G7

Lula chega no Japão para participar das reuniões do G7

Outros países também são convidados. Além do Brasil, é o caso de Austrália, Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 18 de maio de 2023 - 18:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Japão para participar da Cúpula do G7, os líderes da sete nações com economias mais fortes do mundo – Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. 

Contudo, outros países também são convidados. Além do Brasil, é o caso de Austrália, Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã.

A Ucrânia também foi convidada, mas o presidente Volodymyr Zelensky deve participar apenas por vídeoconferência e pedir mais apoio militar.

Um dos temas mais debatidos é a Guerra da Ucrânia. O acordo de paz interessa a todos os líderes e foi tema de breve conversa entre Lula e o presidente francês Emmanuel Macron durante a coroação do Rei Charles.

“Alguém nesse mundo tem que se preocupar com a paz, tomar uma decisão e tentar convencer aqueles que estão em guerra a pararem com a guerra, sentarem e negociar”, afirmou Lula a jornalistas, na ocasião, em Londres. 

Outros tópicos também serão abordados, como segurança alimentar, inflação e ações de combate às mudanças climáticas.

AGENDA DE LULA NO ENCONTRO DO G7

De acordo com a agenda da presidência, a primeira reunião é com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, prevista para o período da tarde desta sexta-feira (horário do Japão).

Na manhã de sábado, Lula vai se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Foi ele que, na posição de presidente temporário do G7 e anfitrião do evento, convidou o presidente brasileiro.

No sábado, estão previstos encontros com os presidentes da Indonésia, Joko Widodo, e um encontro com todos os líderes da cúpula.

Depois disso haverá o encontro entre Lula e Emmanuel Marcon. Por fim, acontece a segunda sessão de trabalho da cúpula. Depois disso, haverá encontro bilateral com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Na manhã de domingo, todos os chefes de estado e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Depois ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7.

Para encerrar a viagem, Lula vai se reunir com o  secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Compartilhe