Política
Luciana Massa, primeira-dama do Paraná, vai receber Cidadania de Curitiba
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Luciana Massa, primeira-dama do Paraná, vai receber Cidadania de Curitiba

A homenagem é projeto apresentado pelo vereador Professor Euler.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 5 de março de 2024 - 19:34

Os vereadores de Curitiba aprovaram a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

O título, que é a principal honraria entregue pela Câmara de Curitiba para as pessoas não nascidas na cidade, foi aprovado em primeiro turno na sessão plenária desta terça-feira (5). A confirmação deve acontecer na votação de segundo turno, prevista para essa quarta (6).

A homenagem a Luciana Saito Massa, esposa do governador Ratinho Junior (PSD), foi apresentada pelo vereador Professor Euler (MDB) no ano passado. Segundo o parlamentar, nos últimos 25 anos, dos cerca de 400 projetos desse tipo, apenas 30 foram destinados às mulheres. 

“Este projeto é motivado também em função disto. Eu, particularmente, faço questão de tentar equilibrar quando faço a concessão de uma honraria deste tipo. Por exemplo, nesta legislatura, foram dois títulos a homens e dois títulos a mulheres. Uma delas [das mulheres] é a Claudia Silvano, que nós já aprovamos aqui, e hoje é a Luciana Saito Massa”, disse ele, o único vereador a debater o tema hoje.

A confirmação deve acontecer na votação de segundo turno, prevista para essa quarta (6).

QUEM É A PRIMEIRA-DAMA DO PARANÁ

Luciana Saito Massa é natural de Registro, cidade do interior de São Paulo, e é casada com o governador Ratinho Junior. O casal tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos.

Atualmente, a primeira-dama do Paraná preside, de forma voluntária, o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do Paraná, cuja função é prestar apoio e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, Luciana também coordenou campanhas como “Aquece Paraná”; “Menos Eu, Mais Nós” – Cesta Solidária Paraná; “Projeto Páscoa Solidária”; “Paraná Piá”, de arrecadação de brinquedos; e “Futebol Solidário”, de arrecadação de alimentos.

Compartilhe