Municipal
IPTU: vereadores votam hoje aumento do imposto em Curitiba
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

IPTU: vereadores votam hoje aumento do imposto em Curitiba

A proposta da prefeitura altera a Planta Genérica de Valores, que é base para o cálculo do IPTU e da taxa de lixo; imposto deve aumentar para 80% dos imóveis da Capital.

Redação - segunda-feira, 5 de dezembro de 2022 - 07:49

Os vereadores de Curitiba votam, nesta segunda-feira (5), a proposta da prefeitura que altera a Planta Genérica de Valores (PGV), que é base para o cálculo do IPTU e da taxa de lixo. A proposta deve aumentar o valor de imposto para 80% dos imóveis da Capital.

O projeto de lei enviado à Câmara Municipal de Curitiba foi alto de discussão entre os parlamentares desde que foi protocolado. Semana passada, uma audiência pública na Câmara contou com especialistas, entidades e representantes da sociedade civil para discutir a mudança.

Até o momento, o texto recebeu apenas uma emenda técnica, da própria Prefeitura, com uma correção na referência ao Código Tributário. Neste período houve plantão de técnicos do Executivo para atender os vereadores a respeito de dúvidas sobre o assunto.

“A base do prefeito Rafael Greca tem mantido o diálogo permanente e não concorda em votar como está hoje o projeto do IPTU”, comentou o líder do governo na CMC, Pier Petruzziello (PP), na última quarta-feira (30). “Estamos, sim, internamente buscando um entendimento”, acrescentou.

A alteração da PGV foi recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Projeto conta com mais de 100 itens, distribuídos em 9 artigos. Entre eles, a pauta de valores de construção e os fatores de ponderação do cálculo. A comparação das alíquotas atuais com as novas foi divulgada na agência de notícias da Prefeitura de Curitiba.

Compartilhe