Geral
Guarapuava sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Guarapuava sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

O evento tem como objetivo promover a troca de experiências tecnológicas e de inovação entre gestores públicos de 40 municípios da região Central do Estado.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 27 de abril de 2023 - 09:48

Guarapuava sedia, nesta quinta-feira (27), um Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências tecnológicas e de inovação entre gestores públicos de 40 municípios da região Central do Paraná.

A iniciativa é organizada pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, e apoio de entidades do setor, e reúne prefeitos, gestores, servidores municipais, vereadores e especialistas no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, para tratar sobre como ferramentas e soluções que podem melhorar a prestação do serviço público e auxiliar no desenvolvimento das cidades.

O Fórum possibilita, ainda, o acesso a fornecedores de tecnologias voltadas para aumentar a eficiência da máquina pública. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, explica o diretor da Rede Cidade Digital.

Este é o primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital na região Central do Estado. O prefeito de Guarapuava e vice-presidente de Saúde Digital na Frente Nacional dos Prefeitos, Celso Góes, também destacou a importância do município sediar o encontro. Para ele, a transformação digital das administrações públicas é um caminho sem volta.

“Não há mais como trabalhar a gestão pública sem a inovação, por isso é importante que os municípios da região possam trocar experiências. Precisamos que toda a região se desenvolva e a inovação vai facilitar isso. Sediar um evento da Rede Cidade Digital é muito importante porque vamos ter acesso aos cases de sucesso. Penso que será uma grande integração das Prefeituras. Estamos caminhando rumo ao progresso”, afirma Celso Góes.

O prefeito abre o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes apresentando os avanços tecnológicos de Guarapuava. Entre as iniciativas ele cita a gestão de documentos 100% eletrônica e a adoção de ferramentas na saúde como a telemedicina.

O secretário de Inovação Desburocratização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Marcelo Rangel, também participa do evento. Para Rangel, o papel do Estado na modernização dos municípios é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico e social da região, com apoio na implementação de projetos inovadores e sustentáveis. 

“A realização de eventos que abordam o tema das cidades inteligentes também é fundamental para fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os gestores públicos, empresas, instituições de pesquisa e sociedade civil. Esses eventos ajudam a disseminar boas práticas e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades, como mobilidade urbana, segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros”, ressalta o secretário.

Compartilhe