Estadual
Governo reconhece situação de emergência em Cascavel

Governo reconhece situação de emergência em Cascavel

O decreto tem validade de 180 dias, que passam a contar a partir do evento climático

Mirian Villa - terça-feira, 10 de outubro de 2023 - 09:40

O Governo do Paraná reconheceu a situação de emergência em Cascavel, na região oeste do Paraná, depois do município ser atingido por um tornado na última quarta-feira (4), por meio de um decreto. O documento tem validade de 180 dias, que passam a contar a partir do evento climático. 

Com a medida, Cascavel terá benefícios para reparo dos estragos, como acesso à linha de crédito emergencial Paraná Recupera, que é fundamental para empresários buscarem empréstimos. 

Na semana passada, a Prefeitura de Cascavel declarou estado de emergência e publicou um decreto com objetivo de auxiliar famílias no saque emergencial. No documento, a autarquia detalha que os fortes ventos e chuvas intensas atingiram 20 bairros da área urbana, deixando centenas de casas destelhadas. 

Além disso, convoca voluntários ‘para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos’, e mobiliza ‘todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da COMPDEC nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário’. 

No dia do temporal, o município registrou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia. Mais de 120 escolas da rede municipal foram afetadas. Em uma tarde, mais de 150 atendimentos foram feitos pela Defesa Civil e nove mil metros de lonas foram distribuídos. 

Compartilhe