Federal
Bancada paranaense assina moção em defesa da Ponte de Guaratuba
(Foto: DER)

Bancada paranaense assina moção em defesa da Ponte de Guaratuba

O pedido foi apresentado pelo deputado Tião Medeiros

Lorena Pelanda - terça-feira, 10 de outubro de 2023 - 09:57

A bancada de deputados federais do Paraná assinou um requerimento para uma moção de apoio ao projeto de construção da Ponte de Guaratuba. Até agora, 14 dos 30 deputados já assinaram o documento nesta sexta-feira (6).

O pedido foi apresentado pelo deputado Tião Medeiros, que defende que a construção da ponte é fundamental para todo o Estado.

Uma decisão da Justiça Federal publicada nesta semana suspendeu a licença prévia da obra e interrompeu o andamento do processo, atrasando o início das obras. O documento dos deputados defende que o Governo do Estado vem cumprindo todas as formalidades legais necessárias para a intervenção.

O requerimento, que é endereçado à presidência da Câmara dos Deputados, diz que a ponte em Guaratuba vai significar um novo estágio no desenvolvimento do Litoral, “criando empregos, encurtando distâncias e oportunidades de negócios”.

O documento afirma, inclusive, que a construção vai impactar positivamente moradores de outros estados, por facilitar o acesso de veículos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao Porto de Paranaguá, sem que haja a necessidade de desvio pelas BR-376 e BR-277.

Além da bancada paranaense, entidades de classe e instituições, defendem o projeto.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou favorável a construção da ponte, ao indeferir um pedido liminar contra o edital das obras. A decisão da ministra Rosa Weber acolheu os argumentos de que a construção é fundamental para a região.

Antes da paralisação do processo, a obra estava prevista para ser iniciada ao longo do segundo semestre deste ano.

Compartilhe