Geral
Flávio Dino entrega viaturas e destaca ações para a segurança nas escolas

Flávio Dino entrega viaturas e destaca ações para a segurança nas escolas

Segundo Dino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai convidar todos os governadores para debater o clima de insegurança e ameaças nas escolas

Vinicius Cordeiro - sexta-feira, 14 de abril de 2023 - 19:04

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse hoje que mais de 100 pessoas foram presas por ameaças à segurança nas escolas do país. Ele esteve ao lado do governador Ratinho Junior (PSD) e do prefeito Rafael Greca (PSD) para a apresentação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Ampliamos o monitoramento nas redes sociais e internet, que tem sido o local de organização e agregração dessas práticas violentas. Tivemos centenas de ocorrências e mais de 100 pessoas que foram presas ou apreendidas em razão de ameaças com pistolas”, disse o ministro.

Segundo Dino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai convidar todos os governadores para debater o clima de insegurança e ameaças nas escolas e universidades na próxima semana.

Dino ainda anunciou que o governo federal deve lançar dois editais, com valor total de R$ 250 milhões, para projetos na área da segurança pública do Paraná. Um deles será com prioridade para as patrulhas escolares.

O ministro ainda ressaltou o Pronasci 2 e fez a entrega de 50 viaturas, além de munições, armas e equipamentos que serão destinados para dez cidades do Paraná. Foram entregues 41 viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do Estado, que serão distribuídos entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros e para a própria Secretaria de Segurança Pública, além nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha, destinadas à prevenção e combate à violência contra a mulher. 

O Paraná recebeu nove drones, 65 pistolas 9 mm e 76,9 mil munições, além de outros equipamentos.

O Pronasci 2 atua em cinco eixos: combate ao feminicídio, racismo, ressocialização dos presos, territórios de fronteira vulneráveis e apoio às vítimas de violência. Nesta visita, o primeiro eixo teve destaque a pedido do presidente Lula.

“Além dessa entrega, estamos reforçando as parcerias no que se refere ao Fundo Nacional de Segurança Pública. O Paraná terá mais recursos disponíveis, sobretudo para programas relativos à fronteira”, apontou.

PARANÁ REFORÇA A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Nesta semana, o governo do Paraná anunciou a ampliação do efetivo policial em frente a escolas, treinamento de professores e servidores, habilitação de um botão do pânico e monitoramento por vídeo para aumentar a segurança.

Segundo o plano anunciado, cerca de 5,6 mil policiais militares devem atuar nos colégios paranaenses. Dessa forma, todas as viaturas policiais que não estiverem em atendimento de ocorrências deverão ficar em frente às escolas para reforçar a segurança dos locais.

Além das ações de combate e inibição de ataques ou situações de violência, o estado anunciou, também, uma atuação com foco preventivo. Profissionais e bolsistas da área de psicologia devem ser contratados para ajudar no suporte a professores e estudantes.

Compartilhe