Geral
Desembargador do PR será denunciado ao CNJ por fala xenofóbica, diz Flávio Dino

Desembargador do PR será denunciado ao CNJ por fala xenofóbica, diz Flávio Dino

Em sessão na 2.ª Câmara Criminal de Curitiba, o desembargador Mário Helton disse que o Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste

Angelo Sfair - sábado, 15 de abril de 2023 - 19:05

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que vai encaminhar uma denúncia contra o desembargador Mário Helton, do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná).

Na quinta-feira (13), durante sessão, ao falar sobre corrupção, Helton afirmou que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que o estado não era adepto dos mesmos “jogos políticos”.

A fala de teor xenofóbico e discriminatório causou forte reação na internet e no meio jurídico. A postura do desembargador foi criticada devido ao preconceito com os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A fala aconteceu em meio a uma sessão da 2.ª Câmara Criminal de Curitiba. Pelo twitter, o ministro da Justiça e Seguraça do Brasil, Flávio Dino, afirmou que a manifestação pode ser enquadrada na Lei Antirracismo.

Precisamos de uma Justiça antirracista no Brasil. E por isso vamos enviar ao CNJ e ao MPF o caso do desembargador que propagou que um Estado tem “nível cultural superior” a outras regiões, em abordagem discriminatória. Consideramos que a conduta pode ser enquadrada na Lei 7716/89“.

Em nota, o desembargador Mário Helton pediu desculpas e afirmou que “não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região”.

Compartilhe