Geral
Deputado Renato Freitas leva “geral” da Polícia Federal no aeroporto de Foz; vídeo

Deputado Renato Freitas leva “geral” da Polícia Federal no aeroporto de Foz; vídeo

Além da bagagem revistada, o parlamentar também teve o corpo periciado, num procedimento popularmente conhecido como “geral”; assista.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 08:46

O deputado estadual Renato Freitas (PT) foi retirado de um voo e revistado pela Polícia Federal (PF) no aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O procedimento foi gravado e divulgado pelo parlamentar em suas redes sociais.

A revista minuciosa ocorreu no último dia 3, quando Renato Freitas embarcava da região das Três Fronteiras com destino à Curitiba. Durante o procedimento, um dos agentes da PF afirma que a inspeção era “aleatória”.

As imagens mostram todo o protocolo adotado pela Polícia Federal. Além da bagagem revistada, Renato Freitas também teve o corpo periciado, num procedimento popularmente conhecido como “geral”.

Renato Freitas foi o único passageiro a passar pelo procedimento de segurança. Ao fim da revista, já dentro da aeronave, o parlamentar questiona a abordagem policial.

“Boa viagem, bom trabalho pra vocês. Bando de racistas, ignorantes. Tudo certo? Sim, tirando o fato de ser humilhado. Todo mundo passa por isso? Quantas pessoas desse voo saíram no meio do voo escoltados pela Polícia Federal para ser revistado?”, afirma.

Renato Freitas foi eleito deputado estadual pelo Paraná com uma votação expressiva, com 57.880 votos nas Eleições do ano passado. Antes de garantir uma vaga na Assembleia Legislativa (Alep), o petista foi vereador de Curitiba.

Polícia Federal apura o incidente

A Polícia Federal se manifestou sobre o procedimento envolvendo o deputado estadual. Em nota, a corporação informou que apura o incidente e que o passageiro teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança por Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC).

A PF esclareceu, ainda, que todo os procedimentos foram realizados em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e que eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão devidamente apurados.

PT Paraná repudia abordagem policial

O diretório do PT no Paraná repudiou a abordagem e revista sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas (PT). Conforme nota assinada pela Secretária Estadual de Combate ao Racismo da sigla no estado, Joana Martins, a situação indevida e racista foi recebida com muita preocupação.

“A Secretaria de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores do Paraná repudia com veemência, o constrangimento a que foi submetido nosso companheiro, bem como iremos às instituições de direito, para que condutas discriminatórias como a vivenciada por Renato Freitas, não voltem a acontecer com negras e negros nesse país”, afirma o PT-PR. 

Compartilhe