Estadual
Deputado Marchese diz que “mulheres são minoria porque querem”

Deputado Marchese diz que “mulheres são minoria porque querem”

“Eu não sei porquê, mas as mulheres são maioria na sociedade. Se as mulheres são minorias na Assembleia é porque as mulheres quiseram isso.”

Redação - quarta-feira, 27 de abril de 2022 - 10:54

 

Causou espécie na Assembleia Legislativa, a fala do deputado Homero Marchese (Republicanos) na reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na tarde desta terça-feira, 26. Marchese disse que as mulheres são minorias porque querem.

Essa foi a justificativa no pedido de vistas ao projeto cria a bancada feminina no legislativo e que prevê a participação de pelo menos 30% das vagas para mulheres nos conselhos das empresas em que o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto ou poder de indicação.

“São 5,8 milhões de mulheres e 5,5 milhões de homens no Paraná . Esse projeto estabelece uma cota de 30% para mulheres na mesa diretora e uma bancada feminina que dá direito ao voto e provavelmente a cargos também. Então, nós estamos praticamente estabelecendo cotas para a maioria”, justificou Marchese.

“Eu não sei porquê, mas as mulheres são maioria na sociedade. Se as mulheres são minorias na Assembleia é porque as mulheres quiseram isso. É um projeto que vai estabelecer um benefício para uma minoria que foi escolhido por uma maioria. É assim que eu vejo”.  

A justificativa do deputado do Republicanos deixou perplexas as deputadas e os deputados que têm a defesa das minorias como bandeira de atuação parlamentar. O projeto volta à discussão na próxima sessão da CCJ na próxima terça-feira, 3 de maio.

 

Compartilhe