Geral
Datafolha mostra redução nas chances de Lula vencer no 1º turno

Datafolha mostra redução nas chances de Lula vencer no 1º turno

Segundo o Datafolha de maio, Lula tinha 54%. Em junho, o índice abaixou para 53%. Já na semana passada, a porcentagem de Lula estava em 51%.

Redação - sexta-feira, 2 de setembro de 2022 - 07:00

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (2), mostra uma redução na chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer as Eleições no primeiro turno.

De acordo com os dados, o petista tem 48% dos votos válidos. A conta exclui os votos brancos e nulos, conforme faz o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para definir o resultado do pleito. Ou seja, quem tiver mais de 50% dos votos válidos, estará eleito em primeiro turno.

Contudo, o percentual de Lula vai caindo a cada pesquisa. Segundo o Datafolha de maio, Lula tinha 54%. Em junho, o índice abaixou para 53%. Já na semana passada, a porcentagem de Lula estava em 51%.

DATAFOLHA

Apesar da vitória no primeiro turno ter se distanciado, Lula aparece como favorito com 45% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 10%, e Simone Tebet (MDB), com 5%.

A nova pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada sob o número BR-00433/2022 no TSE. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Vale lembrar que essa pesquisa é a primeira a ser divulgada pelo Datafolha após as entrevistas dos quatro principais candidatos ao Jornal Nacional e do debate presidencial organizado pela Band em parceria com a TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL.

LULA x BOLSONARO: EQUILÍBRIO EM SÃO PAULO E VANTAGEM EM MINAS E RIO

Na nova pesquisa Datafolha, Lula diminuiu a vantagem para Bolsonaro em São Paulo – 40% a 35%. Anteriormente, o cenário era mais favorável ao petista – 44% a 31%.

Ciro manteve 9% da preferência dos paulistas enquanto Tebet cresceu de 3% para 7% no estado.

Em Minas Gerais, Lula foi de 49% para 47% diante do tímido aumento de Bolsonaro, que foi de 29% para 30%. Ciro e Tebet cresceram na margem de erro – de 6% para 8% e de 2% para 4%.

Já no Rio de Janeiro, os quatro principais candidatos ganharam 1% cada. Lula aparece com 42%, Bolsonaro com 36%, Ciro com 8% e Tebet para 4%.

De acordo com o Datafolha, os candidatos Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram nesses três estados do Sudeste.

Compartilhe